ARIA

NoticiARIA, Julho 2017

Frase: "Em Portugal, 1 em cada 5 pessoas sofre de doença psiquiátrica"

Exposição FotograficaMENTE com fotografias de Ana Mestre

Para visitar no Restaurante Maria Laranja no Lagoas Park até dia 29 de Setembro de 2017.

Editorial

Caros Amigos

 

Antes da ida a banhos... queremos dizer-vos que :

A ARIA assinou no dia 07 de Julho o Contrato-Programa com a ARSLVT, IP., e o ISS, IP:, no âmbito das experiências piloto da Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental para a criação da Equipa de Apoio Domiciliário - ARIA em Casa que  intervirá junto de pessoas com doença mental grave, estabilizadas clinicamente e que precisem de um programa adaptado ao seu grau de incapacidade;

No seguimento do trabalho desenvolvido no Concelho de Oeiras, foi assinado o Contrato-Comadato, Protocolo de cedência de espaço com a Câmara Municipal de Oeiras onde será desenvolvida uma unidade para treinar a autonomia dos nossos utentes, prevendo também o descanso do cuidador;

Vimos aprovada a candidatura ao programa de financiamento da DGS para o desenvolvimento do Projecto Promove-te +. A partir de setembro a equipa móvel prestará de cuidados integrados, clínicos e de reabilitação psicossocial, intervindo junto de crianças e jovens com problemas de saúde mental entre os 10 e os 25 anos de idade. Serão parceiras a Câmara Municipal de Cascais e a Equipa de pedopsiquiatria do CHLO, entre outras;

A nossa Unidade de Treino de Autonomia no âmbito da RCCISM tem contratualização prevista para Outubro de 2017;

E por fim inauguraremos em Setembro as novas instalações da ARIA em Atibá, cedidas pela Câmara Municipal de Cascais.

 

Até breve

Direcção

A experiência dos Clientes do FSO Oeiras como voluntários

O FSO Oeiras tem alguns clientes a dinamizar actividades voluntariamente, nomeadamente o Pedro Coelho, a Vanessa Castro, e o Luís Canavilhas, que dinamizaram no ano lectivo passado o Vive Quem Pensa e o GAM, e o Clube da Música, respectivamente. Estas actividades foram sugeridas pelos clientes, o que suscitou um maior empenho e dedicação na dinamização das mesmas.

Desta forma, a presente entrevista foi realizada à cliente Vanessa Castro.

 

E.: Qual a razão que a levou a querer fazer trabalho de voluntariado?
V.: Em primeiro lugar, porque tenho bastante gosto pela música e também porque é uma forma de ajudar os meus colegas.

E.: Como se sente a dinamizar a actividade?
V.: Por vezes é difícil, pois os colegas tendem a ser muito barulhentos e torna-se complicado dinamizar a actividade, mas apesar desta dificuldade, gosto bastante e sinto-me bem.

E.: Qual a pertinência da sua actividade, o Clube da Música?
V.: Sendo uma actividade relacionada com música,  torna-se importante na medida em que a música nos faz sentir bem e desperta em nós sentimentos e emoções.

E.: Considera que a participação na actividade correspondeu às expectativas?
V.: Não muito, porque mais uma vez o problema do barulho dificulta. No entanto, os colegas são bastante assíduos e participativos.

E.: Gostaría de alterar ou inovar em algum aspecto da actividade?
V.: Primeiramente, gostava que os colegas fossem mais rigorosos no seu comportamento. Em termos de inovação, gostava de utilizar materiais diferentes, como por exemplo, vídeos projectados.

E.: Que actividades sugere para ao próximo ano lectivo?
V.: Uma actividade ligada à informática, cujo objectivo seja aprender a trabalhar com softwares de desenho, animações, entre outras coisas.

 

Entrevista realizada por Carlos Pereira, Hugo Castro e Tiago Santa Rita.


FSO - Cascais
Vida Social

O isolamento é um fator de risco para o bem-estar. Todo o ser humano precisa de criar laços com outras pessoas e com a sua comunidade para se sentir integrado na sociedade.


Há dois obstáculos fundamentais a uma vida social plena: a) a falta de dinheiro e b) o estigma/discriminação. A falta de dinheiro impede-nos de aceder a oportunidades recreativas, desportivas, culturais ou até de utilizar transportes para participar em eventos gratuitos. O estigma, ou a expectativa de ser discriminado pode reduzir a nossa confiança e ainda, a autoestima. Por exemplo, algo tão simples como conhecer uma nova pessoa, pode talvez ser uma tarefa difícil, na medida em que, tenho que esconder uma parte mim mesmo, com receio da discriminação.


Para obter uma vida social mais plena, propomos um reforço das medidas de apoio social, bem como as medidas de apoio à inserção profissional, de forma a aumentar os recursos económicos. Além disso as campanhas anti estigma, permitirão diminuir atitudes discriminatórias, e consequentemente aumentar a confiança da pessoa com problemas de saúde mental em estabelecer novos laços sociais.

 

A vida social é um direito concreto de qualquer cidadão, mas nem todos temos iguais circunstâncias e oportunidades de a viver. Assim, para criar uma sociedade mais justa, devemos apoiar medidas que criem igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos
 

Entrevista realizada por: Auto-Representantes do FSO Cascais
 


As nossas notícias!
Formação Profissional - Testemunhos

No dia 01 e 05 de Junho, iniciaram –se os novos Cursos de Formação Continua com a duração de 400h, respectivamente Jardinagem e Restauração.


Os Formandos de Formação Inicial, iniciaram uma nova etapa e no dia 22 de Junho foram para Estágio. 

 

Vamos deixar alguns testemunhos dos Formandos de Jardinagem – Formação Continua:


“Este Curso é muito interessante tanto do ponto de vista prático como teórico. Uma pessoa ganha novas competências e capacidades. Faço um balanço positivo até ao momento. Espero que o meu entusiasmo, colaboração e competências saiam valorizadas. O sistema de aprendizagem é interessante!”


“Estou a gostar de frequentar o Curso de Jardinagem. No princípio custou um pouco até me habituar a novas pessoas e tarefas. Agora já sei o que devo fazer e vou ser ajudado num futuro próximo.”


“Somos um total 5 formandos com idades compreendidas entre os 27 e os 45 anos, com diferentes formações mas com um objectivo em comum de conseguir ter aptidão e um certificado para posterior colocação numa empresa.”

"Venham mais iniciativas como esta!"

As águas doces da praia fluvial de Constância receberam a visita da equipa da Aria Jardins nos passados dias 8 e  9 de junho de 2017.

Sobre as muralhas do Castelo de Almourol, avistou-se o rio Tejo entre as duas  margens do lindo concelho de Constância.


O dia foi preenchido com atividades lúdicas e desportivas o que proporcionou o bem estar e a boa disposição do grupo de colaboradores da ARIA Jardins. Esta atividade incluíu a prática de canoagem, que para todos constituíu uma experiência única e inesquecível.

 

Existiu ainda a  oportunidade de conhecer a cultura e os hábitos das pessoas deste local através da visita a lugares emblemáticos da vila. Reconhece-se o acolhimento e a hospitalidade das gentes desta bonita terra pelas quais fomos especialmente bem recebidos.

 

Todos lembram de que a sociabilidade e a motivação da equipa é sempre um reforço posítivo para integração socioprofissional dos colaboradores.


"Venham mais iniciativas como esta!" disse ao NoticiAria um dos elementos da equipa

O que FlashARIA significa para mim!?

“Ajuda a tornar-me mais comunicativo”
“ Faz-me sentir útil”
“Ajuda-me a aproximar e a melhorar a relação com os vários elementos do grupo”
“Ajuda a pessoa a estar mais ativa”

 

“Com o FlashARIA gosto mais de mim mesmo”
“Trabalha a timidez”
“ Ajuda-me a combater a ansiedade”
“ Ajuda a expor os meus sentimentos”

 

“Dá asas à nossa imaginação e criatividade”
“Vejo o que os meus colegas são capazes de fazer e admiro-os por isso, porque fazem-no bem”
“Beneficia a auto-estima”
“Faz-nos ficar bem-dispostos”

 

“Transmite que apesar das nossas limitações somos capazes”
“Através dos espetáculos mostramos às pessoas o nosso talento, as nossas capacidades”
“Projetar o que somos, pisando o palco, havendo uma interação entre nós e o próprio público, terminando com as palmas”
“Combate ao estigma pois em cada espetáculo é como se estivéssemos a lutar pelos nossos direitos”
“Todos diferentes, todos iguais”

 

Educação Sexual & Saúde Mental

"Desde 2015, acontecem regularmente encontros sobre Sexualidade e Saúde Mental na ARIA. Participam nesta atividade dos Fóruns de Lisboa e Cascais, pessoas com diagnóstico psiquiátrico de doença mental, seus técnicos de referência e familiares.

O tema da Sexualidade não é, geralmente, tomado como prioritário, relevante ou adequado, no trabalho com pessoas com diagnóstico psiquiátrico. A nossa experiência contraria essa ideia e apresentamos aqui alguns testemunhos de participantes do Fórum de Lisboa que são expressão de vivências que, a nosso ver, merecem atenção." - Ana Oliveira / Psicóloga.


Os nossos testemunhos


“Esta atividade é importante para mim porque permite-me conhecer e compreender mais profundamente a mulher da minha vida, para que ela seja feliz e amada por mim,  pois se ela não se sentir feliz e amada por mim eu não me sinto feliz nem bem comigo. “


“A atividade foi muito útil para mim pois aprendi a conhecer-me melhor, a mim, ao meu namorado e a tudo o resto com o que falámos aqui. Foi importante para passar a ter mais auto e interconhecimento. Adorei estas sessões. Eu era muito envergonhada e com esta atividade fui perdendo a vergonha de falar sobre alguns temas.”

“A atividade foi muito importante para mim para conhecermos melhor os outros e nós próprios. Na minha opinião acho que esta atividade é inesgotável no campo da aprendizagem. Foi fantástica!”

“Foi importante porque consegui falar de temas pessoais que nunca consegui falar com outras pessoas. Agradeço imenso por isso!”


“Para mim a atividade foi importante porque fez-me ver que existe o amor entre duas pessoas e que temos liberdade para amar, odiar, detestar, gostar, etc…Nesta atividade expus a minha vida amorosa, uma coisa que há um ano era impensável, porque pensava como antigamente (1920) devido ao facto de ser introvertido, mas com a atividade e com as conversas do grupo e da doutora fui-me abrindo, fui conquistando confiança e isso tornou-me num homem sem medo de viver. Recomendo a atividade a todos.” (Paulo Covas)

“A atividade foi importante porque (…) é o amor quem dá vida à morte; só ele é um tabu, é dueto e é mistério, é o fim do mundo. (…) Uma causa impossível, é a lenda da história da vida; amor é felicidade, é bom, é possível, faz viver mais tempo para o bem e o mal; amor é super, é como um dinamite que faz o coração bater sempre mais… O amor gosta de gastar tempo é imprevisível e impressionante é apetecível; acho que sem amor não haveria vida; é sonho, é preferível no mundo.” (Lucinda Bate)


“A atividade foi interessante e importante porque serviu para poder falar sobre vários assuntos de temáticas amorosas, sexuais e a nível da saúde. Talvez noutros locais, ou diferentes ambientes, não se tenha essa oportunidade de debater tão abertamente sobre os temas em causa. Talvez alguns colegas meus nunca tenham falado tão abertamente ou à vontade sobre estes temas. As sessões serviram também para dar opiniões, debater e concluir, abrangendo assim um leque vasto de novas ideias. Deu para expor não dúvidas, mas desejos, sentimentos, emoções, fascínios, medos…etc.”

 


Recolha de Donativos- UPRO's

Ao longo do ano, todas as segundas-feiras de manhã fazemos a recolha dos donativos que recebemos, e os quais bastante agradecemos, do Banco Alimentar e do Pingo Doce do Restelo.

Habitualmente os nossos residentes acompanham os monitores na realização desta tarefa que consiste no transporte, distribuição e armazenamento dos produtos que são cedidos, pelas duas residências.

Consideramos importante o envolvimento dos residentes em todo o processo, visto que, são eles os beneficiários dos donativos.


Também participamos nas duas campanhas de recolha de alimentos promovidas pelo Banco Alimentar durante o ano, cedendo a nossa ajuda no transporte dos alimentos dos pontos de recolha para o armazém do Banco Alimentar.
 

Porque o mais importante é darmos sempre o melhor de nós, e é isso que tentamos fazer!


A ARIA muito agradece!!!!!!!

A ARIA recebeu do Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Sociedade CAVAN, S.A. Dr. Jacques Deffense um donativo monetário resultante da decisão de 2 monitores e 7 jovens da Instituição IMP "Providence" que acolhe crianças, adolescentes e jovens  dos 3 aos 18 anos  e que sofrem de distúrbios comportamentais e deficiências ligeiras a moderadas.

Este donativo contribuirá para equipar a nova unidade da ARIA em Oeiras.

Ver: http://www.implaprovidence.be/

 

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email:  aria.sede@gmail.com 

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/