ARIA

NoticiARIA, Janeiro 2018

" Em 2013 foram dadas, por cada 1000 habitantes(<18 anos), 196 consultas a crianças e adolescentes em toda a região do Alentejo. Este dado ilustra a falta de médicos especialistas e outros profissionais de saúde mental".

 

Exposição FotograficaMENTE com fotografias de Ana Mestre

Para visitar brevemente no Palacio Baldaya em Benfica.

Editorial

Caros Amigos

 

ESta é a primeira NoticiARIA do ano de 2018 e aproveitamos a oportunidade para vos desejar um óptimo ano.

Também temos novidades para contar!

A ARIA viu atribuida a Menção Honrosa do BPI Capacitar que premeou o Projecto C3pacitar;

Também as nossas Unidades de Vida Protegida foram reconvertidas na Unidade de Treino de Autonomia, com módulo no Resteloe em Algés no âmbito da RCCISM.;

Mas a Equipa de Apoio Domiciliário ARIA em Casa continua a aguardar referenciação de beneficiários por parte dos serviços locais de saúde mental.

 

Até breve

Direcção

Prémio de Mérito BPI Capacitar - Projecto C3pacitar

O Projecto C3pacitar que mereceu do BPI Capacitar a atribuição da Menção Honrosa no valor de 50.000,00€, tem como principal objectivo promover a autonomia das pessoas com problemas de saúde mental.

Este projecto está implementado desde Janeiro no apartamento cedido pela Câmara Municipal de Oeiras, mas abrirá portas em Fevereiro e irá desenvolver um programa de treino para uma vida autónoma em unidade residencial, com vista à reintegração sócio familiar e promoção de momentos de descanso aos cuidadores.

Constitui-se também como uma resposta integrada de base comunitária, incluindo acções de sensibilização dos diferentes agentes da comunidade local, do bairro e da freguesia de Porto Salvo.

Para mais informações contacte-nos através do email: aria.asas.oeiras@gmail.com

Projecto Acessos com Confiança

No âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2017, a ARIA desenvolveu o Projeto "Acessos com Confiança" que decorreu entre 01/08/2017 e 31/12/2017, em parceria com o Centro de Integração Comunitária e que foi implementado nas instalações do Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais.

Este projeto teve como principal objetivo a criação de condições de acessibilidade das instalações do FSO - Cascais, contemplando a criação de condições de acessibilidade no interior do edifício, através da aquisição e instalação de uma plataforma elevador de escadas que permite o acesso ao 1.º andar e a criação de acessibilidades no exterior, através da construção de rampas de acesso ao campo de jogos.

As acessibilidades criadas permitem que as pessoas com mobilidade condicionada possam aceder a todos os espaços do edifício, quer no interior como no exterior, anulando os constrangimentos e/ou barreiras arquitectónicas das instalações. Tal contribui não só para o aumento das possibilidades de participação e integração social, promovendo a qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada, como também permite melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Desta forma, graças ao Projeto implementado, as pessoas com problemas de saúde mental, com mobilidade condicionada, poderão participar nas atividades do FSO Cascais, e assim ter acesso a um programa de reabilitação psicossocial adequado às suas necessidades. 

Aqui expressamos o nosso agradecimento ao INR, I.P. pelo cofinanciamento deste Projeto e tambem ao nosso parceiro CIC.

 


As nossas notícias!
ARIA GOURMET

A Aria Gourmet nasceu em 2014 com o objetivo de criar uma linha de venda de produtos alimentares onde se primazia a qualidade e a estética de todos os artigos confecionados. Criada e produzida pelos clientes e técnicos do FSO Lisboa,  a ARIA gourmet vem adoçar as épocas festivas com os seus produtos verdadeiramente tentadores.

Já conhecida pela sua qualidade, este Natal foi um sucesso de vendas, onde não chegaram as mãos para as encomendas!

Foram produzidos desde doces como: compotas (maçã e noz, curgete, frutos silvestres e maça reineta), marmelada, granola, discos de chocolate, a salgados como queijo curado com azeite aromatizado e preparado de sal.

Nada disto seria possível sem o generoso donativo da Vorwerk, a quem voltamos a agradecer pela cedência da Bimby.

O sucesso das vendas culminou num almoço de reis, onde todos os clientes, técnicos e colaboradores do FSO Lisboa puderam usufruir de um momento agradável de convívio com o patrocínio da ARIA Gourmet. 

Por cá já se iniciou a jornada de trabalho para a próxima época de venda e eperamos que na Páscoa não se esqueçam de nós com a compra dos nossos artigos.

Acompanhem os preparativos nas publicações do Facebook da ARIA.

Desenvolvimento Pessoal no FAS

O Desenvolvimento Pessoal é uma atividade que está a decorrer no Fórum de Apoio Social que tem como principal objetivo desenvolver o autoconhecimento e a autorregulação dos seus participantes.
A autoconsciência é a grande característica distintiva do ser humano que nos permite pensar sobre nós próprios de uma forma complexa, consciente e abstrata.

Assim, a autoconsciência permite-nos desenvolver a autorregulação, o autoconhecimento e a construção da nossa identidade. São as diferenças individuais verificadas nesta capacidade que determinam vários aspetos da nossa saúde física e mental.

O autoconhecimento é o processo que nos permite conhecer-nos a nós próprios, os nossos pontos fortes e as nossas limitações. Assim, trabalhar o autoconhecimento vai permitir desenvolver simultaneamente a autoestima e autoconfiança de cada um, levando à adoção de novos papéis sociais que por sua vez mantêm o estímulo de autoconsciência e atualização do conceito de si mesmo.

A autorregulação como um conjunto de processos que nos permite controlar impulsos e emoções, é uma competência fundamental para alcançar um comportamento adaptativo a diversas situações com que nos deparamos ao longo da nossa vida. O desenvolvimento desta capacidade vai tornar-se útil na redução de comportamentos desadequados e permitir melhorias ao nível da interação social.

As hortas comunitárias do FSO Oeiras

Desde 2016 que o FSO Oeiras desenvolve a sua horta no talhão nas hortas urbanas de Cacilhas de Oeiras. Esta actividade possibilita a produção de muitos produtos hortícolas biológicos que são consumidos no nosso fórum.

Esta entrevista assenta sobre todo o trabalho desenvolvido nas hortas, bem como a vivência dessa experiência ao olhos dos seus hortelões: Armando Tavares, Arnaldo Gonçalves, Carlos Vaz, Gonçalo Veiga, Mário Jorge e Maxime Rodrigues.


Entrevistadores: Como tem sido a experiência de hortelão?
Hortelões: Tem sido uma grande aprendizagem, na medida em que vamos ganhando alguma prática na agricultura. Vamos conhecendo mais pessoas, trocando vivências entre hortelões, que são pessoas que têm mais experiência nesta área.

E.: Quais os produtos cultivados nas hortas do FSO Oeiras?
H.: São de vários tipos, temos ervas aromáticas, como alecrim, alfazema, erva principe, tomilho, cidreira e cebolinho, algumas leguminosas, como feijão-pedra (africano), favas, ervilhas e legumes como espinafres, alfaces, beterraba, nabos, cenouras e couve coração-de-boi.

E.: É notória a qualidade dos produtos, tendo em conta a ausência de agroquímicos no seu cultivo?
H.: Sim, sem dúvida. A alimentação é mais saudável e os produtos são mais saborosos.

E.: Quais os produtos que futuramente gostariam de cultivar?
H.: Acima de tudo, pensamos sempre nos produtos mais benéficos para o FSOO. No entanto, gostávamos de experimentar videiras, morangueiros e pimenteiros.

E.: A formação prática e teórica sobre agricultura biológica contribuiu para melhorar a intervenção nas hortas? De que forma?
H.: Sim, o acesso a formações tem facilitado bastante o progresso no conhecimento prático sobre os produtos, na sua manutenção e nos materiais mais adequados para o seu cultivo. 

E.: De que forma é que esta actividade contribui para o vosso bem-estar?
H.: O facto de termos produtos cultivados por nós próprios, naturais, sem químicos, e que podemos levar para casa agráda-nos bastante. Sentimo-nos orgulhosos porque são fruto do nosso trabalho e acaba por ser interessante vermos o processo de desenvolvimento daquilo que a natureza nos dá.

Entrevista realizada por Armando Cardoso, Carlos Pereira, Gonçalo Veiga, Mário Jorge e Tiago Cardoso.
 


Arrancou a Experiência Piloto no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental

Desde 1 de Dezembro de 2017 que as Unidades de Vida Protegida da ARIA foram reconvertidas em Residência de Treino de Autonomia (RTA), mantendo o funcionamento em Unidades Modulares no Restelo e em Algés, com 6 pessoas em cada uma delas, no âmbito da implementação dos novos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental como experiência piloto.

A RTA destina-se a pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial resultante de doença mental que se encontrem clinicamente estabilizadas e conservem alguma funcionalidade.

Este novo formato funciona 24 horas por dia e dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro com especialidade em saúde mental, Técnico de Reabilitação Psicossocial, Monitor de Actividades  Ajudantes de Acção Directa.

A RTA tem como finalidade ajudar a definir um projecto individual de Intervenção (PII) e acompanhá-lo na sua execução com o objectivo da pessoa recuperar as suas competências psicossociais e existir uma melhor integração na comunidade e assegura um programa de actividades diárias de reabilitação psicossocial, como Gestão da Medicação e Tratamento, Remediação Cognitiva, Psicomotricidade, Desenvolvimento Pessoal, Hidroginástica, Biblioterapia, Cidadania, Horto-terapia para além de diversas actividades de treino de Avd’S. A par destas são naturalmente desenvolvidas várias actividades recreativas culturais e desportivas.

Neste momento, a RTA tem as vagas preenchidas contudo para qualquer encaminhamento deve contactar o psiquiatra assistente uma vez que todos os encaminhamentos, bem como a gestão das vagas existentes nas Unidades, passam pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental.


 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email:  aria.sede@gmail.com 

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/