ARIA

NoticiARIA, Abril 2018

"279.682.454 é o Número de Doses Diárias consumidas em Portugal Continental associadas a medicamentos ansiolíticos, hipnóticos e sedativos. No caso dos antidepressores este número é ainda mais elevado (2013)".

 

Exposição FotograficaMENTE com fotografias de Ana Mestre

A partir de 11 de Maio no Instituto Superior Técnico - Pólo Tagus Park.

Editorial

Caros Amigos

 

Nem a propósito dos medicamentos!

Relativamente à medicação antipsicótica, foi identificada pelos psiquiatras a necessidade dos medicamentos antipsicóticos injectáveis serem comparticipados a 100%, evitando assim a "diminuição da adesão à terapêutica que pode acarretar recaídas e agravamento da doença".

Neste contexto, a ARIA foi a Instituição escolhida pelos autores do livro: Urgências Psiquiátricas, os psiquiatras Henrique Prata Ribeiro e André Ponte, para que os lucros das vendas reverta para a compra de medicação injectável.

O nosso obrigada! 

 

Até breve

Direcção

Prémio do PACT FUND - Deloitte

O Projeto PROMove-te+ da ARIA foi seleccionado na 4ª edição do PACT Fund da Deloitte.

Na nossa instituição foi felicitada por mais esta conquista, tendo em conta o impacto relevante e positivo que o projecto terá na comunidade e em especial na população jovens e adultos com problemas de saúde mental.

Foi-nos atribuido um prémio no valor 27.515,78€.

Grande Entrevista

O FSO de Oeiras teve a honra de entrevistar o Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, Dinis Antunes que, sem hesitar, se disponibilizou para esta causa.

 

A- Porque razão considera relevante esta proximidade com os Porto Salvenses?

DA - Eu também sou freguês de Porto Salvo! E, ao candidatar-me, assumi com todos os Porto Salvenses a minha inteira dedicação à causa pública, prometendo não frustrar expetativas. O nosso compromisso é trabalhar arduamente, com total dedicação em prol da freguesia. Todos sabemos que as Freguesias estão próximas dos cidadãos pelo que é de extrema importância ouvir as pessoas. Só tendo conhecimento dos seus desejos, ambições, receios e inquietações é possível definir as prioridades para a freguesia. Estar sempre atentos e ao serviço da comunidade, com o único propósito de melhorar a vida quotidiana, dando sempre prioridade às pessoas.


A - Na sua opinião, o que implica uma intervenção direta com a comunidade?

DA - Quando o nosso compromisso é com as pessoas toda a intervenção é feita com e para as pessoas. Não conheço outra forma de intervir numa comunidade. Para que um grupo de pessoas que vive numa unidade territorial se assumir como comunidade tem que compartilhar algo em comum, valores, normas, identidade, interesses. Aquilo que nos diferencia dos outros não pode nem deve ser assumido como obstáculo mas sim como mais valia da comunidade. Uma comunidade em que os indivíduos mantenham relações de proximidade será uma comunidade com possibilidades de conseguir atingir objetivos comuns.


A - Na sua opinião, que estratégias poderiam contribuir para a integração de população mais vulnerável na comunidade?

DA - A integração dos indivíduos numa comunidade é sempre uma estrada de dois sentidos. Quem está desintegrado tem, primeiramente, que desejar ser integrado e na comunidade devem existir estruturas que facilitem a integração. Queremos para Porto Salvo um espaço onde toda a população se sinta integrada, onde todas as gerações encontrem centros de interesse, de convívio e lazer, de informação e formação, de debate e partilha, de participação ativa de todos os Porto Salvenses.


A - Que mais valias reconhece num projeto como o ASAs (Apartamento de Suporte à Autonomia) da ARIA, implementado no Bairro Moinho das Rolas?

DA - Será sem dúvida uma mais valia para a comunidade. O contacto efetivo com outras realidades e culturas será promotor de fatores de integração para uma comunidade que se considera marginalizada.

 

A - Agradeçemos mais uma vez a sua dedicação! É notório o seu envolvimento com os fregueses. Obrigada!

 

As nossas notícias! E não só!
"O que de verdade importa?"

No âmbito das actividades desenvolvidas no Fórum Sócio-Ocupacional de Lisboa, tivemos o privilégio de assistir ao Congresso “O que de verdade importa”.

Esta participação teve com objectivo transmitir valores às pessoas através de histórias que representam um exemplo positivo a seguir. 

Os protagonistas destas grandes histórias foram: Pedro Garcia Aguado; Joe Santos e Paulo Azevedo.

Não sendo possível ficar indiferente a estes exemplos de vida, questionámo-nos sobre “O que de verdade importa”…

 

Eis as nossas respostas:

“Ser lutador e pensar sempre de forma positiva”
“Superarmo-nos dia após dia”
“Aprender sempre com as nossas falhas”
“Ter sempre uma atitude positiva perante a vida”
“Não criar dificuldades na nossa cabeça”
“Ter pessoas positivas à nossa volta que nos incentivem e dêem força”
“Aceitar e saber viver com o que se tem”
 

Bolo de Chocolate do PSICOPRATO

Hoje vamos desvendar o segredo do famoso Bolo de Chocolate do Psicoprato!


Ingredientes

300 gr Farinha de Trigo; 420 gr Açúcar; 200 ml de óleo Alimentar; 6 Ovos; 145 gr; Chocolate em Pó; 70gr Fermento em Pó; 200 ml água


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar a forma com margarina e polvilhar com farinha de trigo.

Num recipiente, bater os ovos inteiros e juntar o açúcar até obter um creme fofo.

Depois juntar a farinha peneirada com o fermento e bater a massa. Adicionar o óleo e misturar.

De seguida juntar o chocolate em pó e misturar também.

Por fim, adicionar a água morna e misturar tudo muito bem

Levar ao forno a 180º C durante 30-40 minutos.


Bom Apetite!!!

Actividade de Psicomotricidade na Residência de Treino de Autonomia

Desde Janeiro de 2018, que os utentes da RTA têm participado nas actividades de Psicomotricidade dinamizadas pelo monitor José Costa, que, deste modo, dá continuidade ao excelente trabalho realizado, até então, pelo técnico psicomotricista Nelson Amaral.

As actividades têm sido realizadas no Centro Social de Belém, espaço cedido pela Junta de Freguesia de Belém, que, neste gesto de solidariedade, continua promover a justiça social colocando-se ao lado dos mais desfavorecidos.

A pessoa que sofre de doença mental, no seu quotidiano, movimenta-se intencionalmente para superar os obstáculos que decorrem da doença. O papel do psicomotricista é facilitar esse processo de transcendência. Para tal, ele recorre a técnicas de mediação corporal e expressivas para estudar e compensar as condutas motoras inadequadas/desadaptadas que estão a bloquear, no momento, a relação entre o indivíduo consigo próprio e com o mundo que o rodeia.

Na terapia psicomotora (TPM), o corpo e o movimento assumem uma posição central, pois o corpo é o ponto de referência a partir do qual cada um de nós interpreta e age intencionalmente sobre o mundo que o rodeia.

O tempo, o espaço, os objectos não são absolutos (como na física newtoniana), mas sempre relativos ao corpo que os percepciona, processa e representa (tal como nos mostram hoje a Física Quântica e as Neurociências), assim, na TPM o movimento é estudado como comportamento, como resposta adaptativa ao meio, centrando-se na intencionalidade, significação e expressão do movimento enquanto relação inteligível entre a acção/movimento intencional do indivíduo e a situação externa que o desencadeia.

A intervenção psicomotora decorre duma avaliação das competências (áreas fortes) e dificuldades (áreas a melhorar) dos utentes, com o objectivo de ir ao encontro das suas características, necessidades e interesses pessoais.

Deste modo, as sessões têm vindo a alternar entre Actividades de Relaxação e Consciencialização Corporal, que visam o autocontrolo da postura, dos gestos, das emoções, a eliminação/redução das tensões musculares supérfluas, a integração do esquema corporal, etc.,  e Actividades Gnoso-Práxicas, que visam estabelecer uma ligação entre a acção e a sua representação, promovendo a percepção, a representação, a antecipação e o planeamento; a atenção, a memória.

 


Participação na 2ª edição do Programa Escola do Impacto
Participação na 2ª edição do Programa Escola do Impacto

A ARIA, através da parceria com a Redemprega Vale de Alcântara,  participou no lançamento da 2ª  edição do Programa Escola do Impacto, realizado no passado dia 16 de Fevereiro de 2018.

O Programa Escola de Impacto é um Programa de Empreendedorismo e Inovação Social concebido pela Fundação Ageas em parceria com o Impact Hub Lisbon, este programa pretende potenciar a empregabilidade de pessoas em situação de fragilidade social e ajudar este grupo social gerando condições para a sua empregabilidade, através da criação de mais-valias pessoais, técnicas e práticas.

Apresenta-se como um complemento ao trabalho já efetuado pelas instituições de solidariedade social e pretende ser uma opção no momento de escolher um caminho no plano de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.


Particpação no evento Ignite Vale de Alcântara - Gente com (Inspir)Ação

No passado dia 12 de Abril , a ARIA esteve representada no evento Ignite Vale de Alcântara - Gente com (Inspir)Ação, reforçando a parceria com a Redemprega Vale Alcântara.

Este evento noturno realizou-se no Museu da Carris, em Lisboa, e contou com a voz de 20 empreendedores, artesãos e organizações do Vale de Alcântara!.

Ficámos a saber quem são! Quais os seus sonhos! Qual a sua arte e qual o impacto que produzem!

Ouvimos novas ideias e projetos, sangue novo na arte de criar e impactar e as organizações sociais.

Partilharam-se histórias de vida, episódios caricatos, mudanças de vidas bem sucedidas, mas também muitas dificuldades.

Construção conjunta de Horta no FSO Cascais

A 27 de abril a RTA Restelo voltou a visitar o FSO Cascais, desta vez para mostrar ao grupo como se pode construir uma pequena horta.

Foram vários os desafios lançados, desde cavar a terra e adubar, a plantar diversos produtos hortícolas, como por exemplo: alfaces, alho francês, nabiças, abóbora, entre outros.

Foi uma tarde de muito trabalho, mas de grande partilha de conhecimentos, onde a boa disposição marcou presença.

O FSO Cascais agradece à RTA todo o empenho e simpatia, esperando pela próxima visita! 

horta
Atividade 365 Dias

Esta atividade existe com o objetivo de dar a conhecer as datas comemorativas nacionais e internacionais que fazem parte da nossa história. Estas celebrações permitem aos nossos utentes apreender o sentido da cidadania assim como a valorização e conhecimento de diversas culturas.

A forma como assinalamos ou comemoramos estes dias é variável podendo passar por reflexões e sessões temáticas, sessões de sensibilização e de prevenção onde convidamos a participar pessoas de várias entidades. Nesta atividade realizamos também visitas culturais e fazemos trabalhos de grupo sobre vários temas podendo existir momentos mais descontraídos e de convívio. Vamos então recordar algumas ações que marcaram a nossa atividade desde o seu início:

Dia Internacional do Obrigado; Dia Mundial da Rádio (Visita à Rádio Sim da Renascença); Dia do Animal (voluntárias do Cantinho dos Gatos); Dia Mundial do Coração e visita ao Allegro de Alfragide no Dia da Mulher

Atividade 365 Dias

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email:  aria.sede@gmail.com 

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/