ARIA

NoticiARIA, Julho 2018

 

"Dos adolescentes portugueses, 8% apresentam sintomas depressivos e 19% está em risco de desenvolver depressão".

 

Exposição FotograficaMENTE com fotografias de Ana Mestre

Esteve patente em Julho no Palácio Baldaya - Benfica.

Editorial

Caros Amigos

 

Antes de todos partirmos para banhos e descanso...

Aqui ficam as nossas últimas novidades:

A ARIA em CASA, já começou a prestar cuidados em saúde mental através da sua Equipa de Apoio Domiciliário criada no âmbito da Experiência-Piloto da RNCCISM.

Desde 13 de julho que a ARIA é formalmente entidade parceira do Programa INCORPORA da Fundação Bancária “la Caixa”. Este projecto visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho a grupos de pessoas especialmente vulneráveis, nomeadamente pessoas com problemas de saúde mental.

Não esquecer que no próximo mês de Setembro, a Formação Profissional, inicia o processo de selecção para os próximos Cursos de Formação Contínua de 400 horas, que começam em Dezembro, na área da Jardinagem e Espaços Verdes, Restauração/Serviço de Cozinha e Restauração/ Serviço de Mesas e Bar.
 

Até breve

Direcção

GRUPO DE BIBLIOTERAPIA DA RESIDÊNCIA DE TREINO DE AUTONOMIA

Inserida nas atividades levadas a cabo na Residência de Treino de Autonomia (RTA), a biblioterapia tem vindo a ocupar o seu lugar todas as semanas. Destinada aos utentes é realizada em grupo, o espaço e o momento da atividade de biblioterapia consiste numa intervenção terapêutica através da leitura de textos que visam desenvolver a maturidade e manter a saúde mental. Esta atividade é conduzida/mediada pelo enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria e pela psicóloga clínica.

Decorre todas as terças feiras da parte da tarde e junta os utentes, que leem e discutem o que foi lido e o que lhes suscita. Questões como: O que depreendi com o que li? O que senti? são trazidas para a reflexão e partilha em conjunto, havendo um espírito de participação ativa por parte de todos.

Desta forma, através da leitura de determinados textos escolhidos criteriosamente, proporciona-se ao leitor e ouvinte a aquisição de um melhor conhecimento de si mesmo e das reações dos outros, resultando num melhor ajustamento à vida.
Os grandes catalisadores do processo biblioterapêutico são a catarse, o humor, a identificação, a projeção e a introspeção. Desta forma, a interação destes componentes permite:
- desenvolver a introspeção, visando o crescimento emocional;
- melhorar o entendimento das emoções;
- potenciar a verbalização e exteriorização dos problemas;
- encarar objetivamente os problemas;
- auxiliar o afastamento da sensação de isolamento;
- facilitar a verificação das falhas alheias semelhantes às suas;
- aferir valores;
- potenciar a realização de  movimentos criativos e estimulação de novos interesses.

Esta atividade decorre, por norma, no espaço interior da RTA Algés, mas também em outros espaços (por exemplo, espaços exteriores como relvados, jardins, …), onde se assegure a interação grupal de forma prazerosa.


Referências bibliográficas: “Leitura como função terapêutica- A Biblioterapia”- Clarice Fortkamp Caldin, 2001

O FSO Lisboa foi experimentar PADEL

Este ano o programa de Verão do FSO Lisboa contou com uma atividade desportiva que despertou o interesse de todos.

O Clube de Padel de Alcântara deu-nos a oportunidade de experimentar este desporto que é tão recente em Portugal mas que já conta com milhares de praticantes. 

Sendo esta, uma actividade que decorre ao ar livre e um desporto de equipa potencia a integração na comunidade e promove uma maior interação entre os pares, dando assim a possibilidade de desenvolverem as suas relações sociais. Assim, a equipa do FSO Lisboa considera que a continuidade desta prática desportiva seria benéfica para todos os seus utentes e tendo em conta o interesse e motivação demonstrada pelo grupo, pondera-se uma parceria com o Clube de Padel de Alcântara para o próximo programa a iniciar em Setembro.

Consideramos que através do desporto e desta modalidade em particular estamos a contribuir para o bem-estar físico e mental e para a melhoria da qualidade de vida de cada um.


As nossas notícias! E não só!
FunARRAIAL

Pela primeira vez, no dia 27 de Junho, organizou-se o FunARRAIAL no Fórum Socio-Ocupacional de Oeiras. Apesar de fazermos mais festas, esta foi importante porque fomos nós que a organizamos, juntamente com a nossa equipa técnica e duas voluntárias do Programa Erasmus+ Serviço de Voluntariado Europeu (SVE), a Edyta Kielar e a Melissa Abed.

Vieram muitos convidados especiais, como a nossa família, colegas de outros fóruns, a direcção da ARIA e parceiros. Tivemos quermesse, pinturas faciais, jogos, quizomba, churrasco e muita animação.

Foi devido a união de todos nós que o FunARRAIAL teve uma óptima organização, conseguimos estar todos em sintonia. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros e apoiantes:

• Câmara Municipal de Oeiras: cedência de mesas e cadeiras; • UFOPAC: cedência de aparelhagem e sistema de som; • ProAtlântico - Associação Juvenil: apoio na obtenção de licenciamento; • Restaurantes O Casalinho, O Velho Farelo, Café O Mirante e Panfreixo: apoio na alimentação; • AKI: cedência e montagem de churrasqueira; • Akademia dos Iluminados: apoio na decoração; • Dr. Nuno Campilho: apoio na animação.

A todos o nosso muito obrigado!

Arraial de Verão do FSO de Cascais

No passado dia 13 de Julho de 2018, o Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais realizou o seu primeiro Arraial de Verão.

O Arraial teve o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche e foi um grande momento de convívio e animação.

Foram vários os espectáculos que animaram o Arraial, desde do FlashARIA, a Marcha do Pisão, a Marcha de Murches, Grupo Coral de Murches, Ranchos Folclórico de Manique e Zumba.

Aproveitámos também a oportunidade para realizar a comemoração oficial do 27º aniversário da nossa Instituição.

Participaram clientes e técnicos de várias respostas sociais da ARIA, assim como de entidades parceiras e vizinhos.

Agradecemos a todos o apoio, participação e entusiasmo.

Como diria o Chico Buarque "Foi bonita a festa, pá".

Os Aniversários no FAS!

Quando se lê o nome da atividade “Aniversários” provavelmente fica-se a pensar que o seu conteúdo passa unicamente por cantar os parabéns e partir um bolo de aniversário.
No entanto, é muito mais que isso!
No FAS tenta-se uma vez por mês, unir os aniversariantes do mês e celebrar a vida!

A atividade “Aniversários” engloba três sub-atividades numa só.

Iniciamos a preparação no “Baú de Ideias”, onde os utentes constroem os presentes com o objectivo de melhorar a sua capacidade de alterar objetos e materiais promovendo a reciclagem e desenvolvendo os mecanismos de criatividade e de imaginação. Além dos presentes, é feito um postal para os aniversariantes onde está escrito, para além dos Parabéns, as características positivas da personalidade e sugestões para o aniversariante melhorar e evoluir como pessoa.

Seguidamente dedicamo-nos à “Culinária” onde todos cozinham bolachas para o lanche dos aniversariantes no dia da celebração. Procura-se que em cada receita exista um ou mais ingredientes saudáveis, dando-nos a oportunidade de falarmos dos seus benefícios para a saúde.

Finalmente passamos para a “Celebração” que se realiza na última 4ª feira de cada mês. Nesse dia, cada aniversariante senta-se numa poltrona vermelha, onde é-lhe entregue o presente e o postal. As frases do postal são lidas em voz alta e debatidas em grupo, refletindo-se em cada palavra e seu significado. Este momento acaba por potenciar a união e a cooperação entre todos, aumentar auto-estima e auto-confiança, trabalhar a capacidade de escuta e de reflexão durante a crítica construtiva, bem como incentivar a pensar de forma positiva sobre o próprio e os outros.
  
Em suma, a atividade “Aniversários” reúne três sub-atividades com o objetivo de celebrar a vida, promover a gratidão, viver o presente sem estar sempre preocupado com o passado e com o futuro e tentar evoluir como ser humano.
 



ARIA no Rock in Rio 2018

No Passado dia 29 de Junho, Utentes e Técnicos da ARIA,  tiveram a oportunidade de assistir a vários concertos no Rock In Rio!

Este ano: James, Xutos e Pontapés, The Killers e The Chemical Brothers, foram os reis em Palco!

Apesar do tempo não ter ajudado, isso não atrapalhou os nossos verdadeiros festivaleiros, foi uma tarde/noite muito bem passada com muitos concertos e animação a dobrar!! 

Cuidadores Em Rede - Ação de Capacitação e Sensibilização Promoção de Saúde Mental

Decorreu entre o dia 26 de maio e o dia 30 de junho, no Palácio Baldaya a Ação de Capacitação e Sensibilização Promoção de Saúde Mental – Cuidadores Em Rede, destinada aos cuidadores informais de pessoas com experiência de doença mental.

Esta foi a primeira ação do subgrupo de trabalho, Capacitação e Sensibilização que a ARIA tem o prazer de coordenar e que integra o Grupo de Trabalho - Intervenção em domínio de maior vulnerabilidade, Saúde Mental do CLAS-Lx (Conselho Local de Ação Social de Lisboa).

As várias entidades parceiras ficaram responsáveis por organizar vários módulos, tendo a ARIA dinamizado o Módulo II - Melhorar a Qualidade de Vida: Redes de Apoio Social & Recursos Comunitários.

Numa iniciativa da Rede Social de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Benfica esta ação culminou com a criação de um Grupo de Ajuda Mútua (GAM) no território de Benfica, com data prevista de início para o mês de Setembro.

Todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa, a quem deixamos o nosso apreço, acreditam que a dinamização destas acções nos territórios da Cidade de Lisboa serão um apoio importante para todos os cuidadores, familiares e/ou amigos que ajudam a cuidar de pessoas com experiência de doença mental.

horta
Publicidade!!!!!!!!

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email:  aria.sede@gmail.com 

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/