ARIA

NoticiARIA, Janeiro 2019

" A depressão ocupa o 2º lugar no grupo das 10 doenças que mais contribuem para os anos vividos com incapacidade em Portugal." 

 

Exposição FotograficaMENTE com fotografias de Ana Mestre

Pode visitá-la em Janeiro/Fevereiro no PSICOPRATO - Parque de Saúde de Lisboa.

Editorial

Caros Amigos

Sejam benvindos a este ano de 2019!

É com apreensão que vemos este inicio de ano, dado que as nossas experiências-piloto no âmbito da Rede de Cuidadados Continuados Integrados de Saúde Mental (RCCISM): Residência de Treino de Autonomia (RTA) e Equipa de Apoio Domiciliário (EAD) se encontram sem "enquadramento legal", pois os contrato-programa terminaram a 31.12.2018.

E que significado tem isso?. Podem naturalmente perguntar.

Para a ARIA, quer dizer que continua a prestar o seu serviço de reabilitação psicossocial a 12 utentes na RTA e 13 utentes na EAD sem qualquer tipo de comparticipação financeira da Adminstração Regional de Saúde de  Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT, I.P)  e do  Instituto de Segurança Social  (ISSS I.P.).

Na verdade, em consciência ou não estas decisões ou a falta delas, está a afectar a ARIA e todas as outras instituiições congéneres.

A saúde mental está verdadeiramente doente!

 

Até breve

Direcção

ISprototipagem - Comunidade Impacto Social

No sentido melhor gerir, avaliar e demonstrar o impacto dos seus projetos, a ARIA encontra-se em fase de capacitação promovida pela Comunidade Impacto Social (Comunidade IS), constituída pelos seguintes parceiros: 4Change (4C), Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Fundação Montepio (FM) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Foi já ultrapassada a Fase ISweb, traduzida em ciclos de webinars e workshops com o objectivo de explorar temas-chave de gestão do impacto de forma acessível a todas as organizações, e que, no final, possibilitou a seleção à fase do ISprototipagem através da avaliação de respostas a desafios.

Estamos agora na Fase ISprototipagem, vertida em mentoria intensiva e workshops presenciais através da etapa ISweb, para analisar em profundidade o impacto social do Projecto Promove-te+. 

Na Mentoria serão abordados os seguintes temas: Âmbito; Stakeholders; Recursos; Realizações, Teoria da Mudança de Partida; Esboço dos Indicadores; Recolha de dados qualitativos; Teoria da Mudança de Chegada; Indicadores; Questionários; Recolha de dados quantitativos, Cálculo da distância percorrida; Valoração das mudanças; Análise de dados e SROI; Revisão das narrativas e mapas de impacto e Revisão das apresentações.

"Falar do que não se fala - Vida profissional e saúde mental"

No âmbito Projeto Mind Up, dinamizado pela Fundação São João de Deus, realizou-se no dia 18 de Janeiro uma conferência com o tema “Falar do que não se fala – Vida profissional e saúde mental”. 

Esta conferência foi organizada na sua totalidade por pessoas com experiência em doença mental. Alguns dos organizadores integram o Fórum Socio-Ocupacional de Lisboa, entre eles, o João e a Manuela que nos deixam aqui o seu testemunho:

“Sentimo-nos muito satisfeitos por termos feito parte deste projeto, o qual foi aliciante e ambicioso, capaz de realizar os nossos sonhos. Foi uma experiência única, que exigiu uma boa organização de todos os elementos da equipa, tendo havido uma boa interação entre os vários membros do Mind Up. A organização de todo este projeto demorou vários meses, tendo tido inicio em maio do ano passado. Por este facto, estávamos todos muito empenhados na realização do mesmo. O dia da conferência provocou-nos uma boa dose de ansiedade e expectativa, tendo o seu êxito feito com que ficássemos muito contentes e aliviados, face à realização e sucesso do evento”.

Nota: MIND UP é um espaço de cowork que procura dar corpo a antigos sonhos ou projetos que não tiveram expressão.

Por: João e Manuela
 


As nossas notícias! E não só!
Formação Profissional

No dia 10 de Dezembro, iniciámos mais 3 Cursos de Formação Profissional Continua (400 horas), nas áreas de Jardinagem e Espaços Verdes, Restauração/Serviço de Cozinha e Restauração/Serviço de Mesas e Bar.

Actualmente no Projecto de Formação Profissional temos 16 Formandos em Formação Continua e 16 Formandos em Formação em Posto de Trabalho.

 

Aproveitamos para informar que estão abertas Inscrições para os próximos Cursos de Formação Profissional Continua- 400 horas a iniciar a 13 de Março de 2019.

 

Destinatários:

  • Ter preferencialmente entre 18 e os 45 anos;
  • Ter antecedentes de doença mental grave crónica;
  • Encontrar-se clinicamente estável;
  • Ter apoio terapêutico regular e aderir ao mesmo;
  • Não consumir estupefacientes ou álcool há pelo menos 1 ano;
  • Apresentar um comportamento pessoal e social adequado no contacto com outros para que não se comprometa o trabalho em grupo;
  • Possuir habilitações escolares mínimas de 4º ano de escolaridade

 

Para mais informações poderá contactarmos para:
Tlm 21 366 03 80 ou 961445155
aria.formacao@gmail.com

Um exercício de Ginástica Mental por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!

Todas as semanas os nossos clientes no FSO Cascais realizam uma atividade de Ginástica Mental. Como sabemos o quão importante é estimularmos a nossa mente, deixamos-vos este desafio.

Boa Sorte!


Escreva 10 palavras que comecem por SA e 10 palavras que acabem com MA.

SA…
1. ____________________
2. ____________________
3. ____________________
4. ____________________
5. ____________________
6. ____________________
7. ____________________
8. ____________________
9. ____________________
10. ___________________
 

…MA
1. ____________________
2. ____________________
3. ____________________
4. ____________________
5. ____________________
6. ____________________
7. ____________________
8. ____________________
9. ____________________
10. ____________________

 

Atuação do psicólogo na Equipa de Apoio Domiciliário

No âmbito da experiência-piloto dos cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM), foi criada a Equipa de Apoio Domiciliário (EAD): ARIA em Casa.

Tratando-se de uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social, um enfermeiro, uma psicóloga, um técnico de reabilitação e uma auxiliar, cada técnico assume dentro do seu campo de atuação, diversas funções com o objetivo de dar resposta às diferentes necessidades/dificuldades da pessoa com doença mental, em situação de incapacidade psicossocial.

No que diz respeito ao psicólogo, este intervém, realizando desde a admissão do utente e ao longo da intervenção, as seguintes ações:

  • Avaliação de utentes na fase de acolhimento;
  • Participação no estabelecimento, acompanhamento e avaliação e reavaliação do PII – Plano Individual de Intervenção – Instrumento de apoio na identificação das áreas problema e consequentemente, de intervenção;
  • Prestação de apoio psicológico aos utentes, através de visitas no domicílio do utente, cuja periocidade varia de acordo com a necessidade;
  • Articulação com todos os profissionais para apoio psicossocial a prestar aos utentes, incluindo as equipas referenciadoras dos hospitais e ACES;
  • Prestação de apoio às famílias ou prestadores informais de cuidados, capacitando-os para integração no seio da família.   

Assim, o psicólogo assume-se como mais um elemento que presta o seu contributo à dignificante tarefa de devolver a pessoa à “vida”.


Sónia Teixeira
Psicóloga ARIA em CASA
 


As últimas do FSO Oeiras

Nesta edição da NoticiARIA queremos partilhar com todos os leitores alguns dos acontecimentos decorridos nos últimos três meses.

Começamos por informar que a 16 de novembro de 2018 recebemos a empresa HPE que, no âmbito do seu dia de Responsabilidade Social, uniu alguns dos seus trabalhadores que estiveram todo o dia dedicados a melhorar o nosso espaço físico, remodelando o anexo e criando novos espaços de arrumação. A empresa ofertou uma casa-abrigo de jardim, na qual são colocadas e mantidas as ferramentas e objetos úteis para a prática e desenvolvimento da atividade “Hortas Biológicas e Terapêuticas”. Aproveitamos para agradecer, uma vez mais, a dedicação e o empenho de todos os trabalhadores da HPE. Foi fantástico receber-vos!


Já durante o mês de dezembro, foram diversas as iniciativas em que estivemos envolvidos: Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Almoço-convívio interinstitucional oferecido pela Câmara Municipal de Oeiras, e Programa de Natal com muitas atividades sócio recreativas, como por exemplo o Circo de Natal, Wonderland Lisboa, Musical Madagáscar, Festa de Natal da ARIA, entre outras.


O ano 2019 começou da melhor maneira! No dia 18 de janeiro realizámos um jantar-convívio no Bairro Moinho das Rolas (Porto-Salvo), entre técnicos, colaboradores, voluntários, clientes e familiares. Foi um momento de festa, no qual tivemos a oportunidade de dançar, cantar karaoke, e tirar muitas fotografias divertidas! Gostámos bastante deste jantar e do convívio entre todos!


Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um FSOOmenal 2019!

 

Este texto foi escrito por: Mário Jorge, João Santos, Luís Pereira, Arnaldo Gonçalves, Paulo Cunha, Tiago Santa-Rita, Pedro Serrano e Pedro Coelho.
 

horta
E mais notícias! E não só!
Prestação de Serviços Jardinagem da ARIA Jardins

O Projeto Emprego ARIA Jardins continua a desempenhar um papel ativo e determinante na reabilitação e integração profissional de públicos desfavorecidos, com destaque para a população com problemática de Saúde Mental, através dos serviços de Jardinagem.

Neste sentido, importa destacar os serviços de intervenção e manutenção de espaços verdes que efetuamos desde Fevereiro 2017, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Avenida de Berna, sita em Lisboa.

Divulgamos neste espaço algumas fotos que ilustram a grandeza deste espaço universitário onde prestamos os referidos serviços.

Ajude-nos a divulgar os nossos serviços, solicitando um orçamento gratuito.

Envie-nos o seu pedido para os emails: ariajardins@aria.com.pt ou aria.jardins@gmail.com

ou para os telefones 939795166 ou 939795167.

Nós chegamos até si.

Os Benefícios das Práticas Psicomotoras

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objecto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, e em relação ao mundo exterior e interior nomeadamente no que respeita aos aspectos afectivo, cognitivo e motor do indivíduo. 

Neste âmbito, a intervenção pode ser realizada através de actividades de carácter lúdico, relaxação, terapias expressivas, entre outras. Todas têm como objectivo principal que o movimento do corpo seja uma via de transformação de desequilíbrios mecânicos, fisiológicos, neurológicos, cognitivos ou afectivos.

Práticas como o Yoga e o Pilates, são exemplos de terapias expressivas que procuram desenvolver de forma sistemática o corpo, a mente e o espírito, através de exercícios posturais e de respiração.  Este tipo de prática melhora o equilíbrio, a motricidade global, a capacidade de lateralização, de relaxação e de cognição.

Alguns estudos tanto teóricos como práticos referem que a prática de Terapias Expressivas ajudam a desenvolver e/ou melhorar habilidades físicas, intelectuais e sociais do indivíduo.
O que é referido pelos que praticam este tipo de actividades é que sentem um alinhamento entre bem estar físico e a paz mental, trazendo harmonia ao meio social no qual todos estão inseridos.

“Não existe ação que não seja corporal...”     Vayer, Toulouse
 

Cidadania na RTA

"A cidadania é a responsabilidade perante nós e perante os outros, a consciência de deveres e de direitos, o impulso para a solidariedade e para a participação, o sentido de comunidade e de partilha, a insatisfação perante o que é injusto ou o que está errado, a vontade de aperfeiçoar e de servir, o espírito de inovação, de audácia e de risco, o pensamento que age e a acção que se pensa". Jorge Sampaio (ex-Presidente da República)

  
A atividade de Cidadania na RTA-Residência de Treino de Autonomia surge em janeiro de 2018, com reconversão da UPRO - Unidade de Vida Protegida em unidade prestadora de cuidados continuados ao abrigo da RCCISM – Rede de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental.

Esta atividade quinzenal visa o desenvolvimento de aprendizagens nos utentes para o exercício dos seus direitos e responsabilidades, para o respeito da diversidade social e para o desempenho de um papel mais ativo na vida democrática da associação, da comunidade e da sociedade em geral, tendo como referência os valores dos direitos humanos (igualdade, democracia e justiça social).

A finalidade desta atividade consiste em: promover aprendizagens necessárias ao exercício da cidadania; Desenvolver nos utentes atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzem à formação de cidadãos mais tolerantes, solidários, autónomos, participativos e civicamente responsáveis; Proporcionar aos utentes momentos de reflexão, diálogo e partilha sobre vários domínios da sociedade como saúde, ambiente, educação financeira e consumo, segurança social, solidariedade, trabalho/emprego, direitos humanos, igualdade de oportunidades, segurança rodoviária e deficiência/incapacidade.

Esta actividade na óptica da educação para a cidadania é um passo importante para a saúde de uma sociedade podendo alavancar a inclusão social de cidadãos vulneráveis.

 

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email:  aria.sede@gmail.com 

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/