ARIA

NoticiARIA,  Abril 2020

"Acerca do desenho do tema: Vai Ficar Tudo Bem, demorou uns três dias a completá-lo. Primeiro desenhei, depois digitalizei, fiz alguns ajustes e finalmente pintei-o. Espero que o desenho esteja do vosso agrado pois foi inspirador fazê-lo."

RJC - FSO Cascais
 

Outros desenhos dos eus desenhos ilustraram as nossa NoriciARIA!

Editorial

Caríssimos Amigos

 

Esperamos que estejam  bem e resguadados!

Ninguém iria supor que viveria este momento histórico e mundial pelos piores motivos.

Ainda assim, a ARIA esteve sempre activa, prestando desde 13 de Março todo o apoio e acompanhamento sob uma nova forma, à distância, na maioria dos casos e presencialmente na Residência de Treino de Autonomia.

Estamos em crer que em breve voltaremos, não ainda como gostaríamos, mas que apesar dos condicionamentos necessários não deixaremos de cumprir a nossa MISSÂO!

 

A Direcção   

 

Agradecimento
Crónica de Quarentena: Da incerteza e do receio ao novo normal

Vivemos um período – talvez uma época ou até uma era, ou apenas uma ocasião, um intervalo – ímpar, rigoroso, por vezes difícil de gerir e de entender.

 

Outros episódios marcaram a história, aos quais o ser humano foi obrigado a responder, adaptando-se e reorganizando o futuro numa nova história (ou num novo capítulo, parágrafo, ou apenas um parentese), mantendo-se sempre como personagem em cena.

 

A ARIA, em particular o FAS, também se reinventou, revelando capacidade adaptativa e construtiva. “Apesar de tudo, conseguimos manter a proximidade com as pessoas, o ligar, o cuidar, prestar apoio, orientação e soluções mesmo à distância”. A manutenção de uma rotina ativa, com ocupações saudáveis, esperança no futuro e autoestima são pilares possíveis nesta intervenção em tempo de exceção.

 

Os mais inspirados, deixam-se transbordar de esperança numa sociedade melhor: “Tenho refletido muito. Esta introspeção fez-me pensar diferente. Doutor, como cidadã devo fazer sempre algo para melhorar. Devemos adotar um estilo de vida saudável”; valoriza-se as coisas mais simples: “Todos os dias penso em 3 coisas pelas quais estou grato. Hoje descansei bem, acordei bem e tenho saúde. Mais vale estar em casa, seguro, do que não poder estar”.

 

Será isto uma breve efeméride? Provavelmente vai figurar nas “grandes enciclopédias da história da humanidade”, se elas existirem no futuro (hoje em dia estão quase extintas).

 

A perspetiva de simplicidade – um quase regresso à ceia dos nossos avós, à lareira, ao artesanato, viver em família, relembrar o tradicional – convive com a modernidade, com o avanço, com as novas soluções. Sem colidirem. “É muito positivo ter tempo para parar e fazer uma retrospetiva”, continuando: “como técnica acho que a aprendizagem das ferramentas TIC terá impacto futuro nos serviços, mas também nos utentes. A maioria vivia afastada da tecnologia e agora aprenderam a mexer, a ter e-mail, a aceder à informação, aproximando-os da modernidade”.

 

A viragem é sentida pelos próprios: “Acho que não escrevia desde a 4ª classe. Agora envio os trabalhos do FAS por e-mail.” Eu nem tinha Instagram. Não esqueceremos a receita do pão caseiro da avó, nem como fazer compras online.

 

Mas nem só de pão vive o Homem. Seria desonesto colorir com a ideia de oportunidade, um período crítico, de privação de liberdade, com dificuldades reais: “Sinto-me confinado a um corredor do hospital. Nem caminhar ou exercício posso fazer… Verdade doutor! Quem diria que ia sentir falta da aula de ginástica”, desabafa, divertido, outrora pouco motivado para a atividade física, mencionando ainda: “Ando ansioso. Parecia que não, mas a rotina de ir ao FAS e conviver com pessoas faz muita falta”.

 

Outra utente remata: “Falta-me a normalidade, das coisas simples e rotineiras. Ter aquela rotina trazia esperança.” A incerteza inicial aos poucos caminha para uma nova descoberta.

 

Sobressaem talentos e conquistas: “Comecei a escrever poesia”. “Já eu criei a rotina de uma caminhada diária”. “Eu estou a aproveitar para organizar e limpar a casa, já que agora passo mais tempo nela” – estava um caos. Duas pessoas deixaram de fumar: “Já que não é seguro ir à rua comprar tabaco…”

 

A tão ambicionada resiliência, faz-se escutar. “Esta nova forma de pensar fez-me sentir mais capaz”, reforça quem agora escreve poesia. Estamos a viver história. Ou talvez apenas uma conjuntura. Evolução. Porventura algo efémero. Esperaremos por entender a nova normalidade.

 

Por Diogo Lima, com base nas conversas com colegas e utentes do Fórum de Apoio Social
 

Estratégias para o nosso bem-estar durante o período de isolamento social

Como é que uma figura microscópica sem cor e sem forma, nos veio mostrar que somos todos iguais? E nos ensina o quanto nós dependemos uns dos outros, e nos obriga a cuidar de nós e do outro mesmo que vivamos no outro lado do mundo, muito além do que alguma vez tínhamos imaginado.


Ainda que isolados é essencial que criemos as nossas rotinas diárias de modo a sentirmos conforto e segurança, desde medicamentos, compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e meios de comunicação para o nosso dia-a-dia. Cuidarmos de nos próprios é sempre muito importante para mantermos uma boa saúde física e mental.

 

Destacamos algumas estratégias para nosso seu bem-estar durante o período de isolamento social:

• Coloque o despertador e levante-se à mesma hora: tire o pijama e vista uma roupa. É importante ter tempo e espaço para cuidarmos de nós, como para os que nos rodeiam. Contrarie a tendência do desleixo do autocuidado do nosso corpo e da nossa aparência. Se estava habituada a maquilhar-se diariamente ou habituado à aparar a barba, mantenha o hábito;

 

• Organize a sua rotina coordenando as suas atividades de vida diária (e.g. higiene, vestir e alimentação) com outras ocupações (e.g. teletrabalho, lazer e gestão doméstica);

 

• Mantenha hábitos familiares saudáveis: defina os horários para as refeições ao longo do dia, a hora de deitar no período noturno e uma alimentação equilibrada rica em legumes e frutas (evite alimentos processados). Uma alimentação saudável e uma boa qualidade do sono são fundamentais para a regulação do nosso organismo;

 

• Preencha o seu tempo com atividades prazerosas: seja ler um bom livro (talvez aquele que estava na estante já há algum tempo), ver séries, filmes ou o seu programa preferido, aproveite para fazer atividades que realmente lhe dão prazer e que muitas vezes acaba por adiar por não ter tempo de fazer no seu dia-a-dia normal;

 

• Separe os horários para trabalho, lazer e interação familiar: respeite os momentos de pausa e descanso. Uma boa gestão doméstica contribui de forma determinante para o bem-estar de todos os elementos da família;

 

• Evite ficar o dia todo a ver e ler noticias sobre COVID-19: escolha fontes de informação fidedignas e atenção à divulgação de fake news. É importante manter-se informado e ter conhecimento acerca do Covid-19 (O que é? Quais os sintomas? O que deve fazer? Quais são as medidas de prevenção? Quais os direitos e deveres enquanto cidadão?);

 

• Realize atividade física: reserve uns minutos do seu dia para praticar qualquer movimento pela musculatura corporal, seja planos de treino, yoga, ou até dança. É essencial à nossa saúde física e mental praticarmos com regularidade;

 

• Não se isole dos outros, não deixe de comunicar: recorra ao telefone, as mensagens ou até as redes sociais ou promova um contato mais cara-a-cara através das videochamadas com as pessoas que mais gosta e lhe transmite segurança porque ajuda a aliviar possíveis sensações negativas.

 

• Não guarde os sentimentos apenas para si: partilhe com amigos, familiares ou até com profissionais de saúde. Recorra a estratégias que habitualmente resultam consigo em situações adversas, além disso, confie na sua capacidade para lidar da melhor forma.

 

Mantenha-se positivo e vai ficar tudo bem!


 

 

Fórum em tempo de pandemia

Como é do conhecimento geral estamos atualmente a vivenciar uma pandemia mundial devido ao novo coronavírus – COVID 19, que nos impediu parcialmente de realizar as nossas atividades diárias. O mundo parou por um bichinho invisível, mas será que nos impediu de cumprir a nossa missão?

 

Todas as estruturas da ARIA aderiram a medidas preventivas antes de ser acionado o estado de emergência e para a maioria incluiu o encerramento temporário das atividades desenvolvidas presencialmente. Para a nossa equipa isto significou a estruturação de um plano que permitisse atuar junto dos nossos utentes e mesmo à distância garantir os apoios necessários nesta fase de confinamento, aos próprios e seus cuidadores.

 

Antes do encerramento, seguindo as orientações da DGS, promovemos várias ações de sensibilização relacionadas com as medidas de segurança e prevenção de contágio desde a desinfeção e lavagem das mãos, à utilização de etiqueta respiratória e à monitorização de sintomas.

 

Eis que chegou o dia, e a equipa foi toda para casa fechando-se assim as portas do Fórum de Lisboa. Munidas de computadores e telefones tentamos todos os dias reinventar-nos enquanto profissionais para conseguir chegar a quem precisa de nós. Desde telefonemas diários, à estruturação de atividades a realizar a cada dia da semana, passando pela divulgação de atividades e iniciativas relacionadas com atividade física e culinária, até aos exercícios de estimulação cognitiva que procuram exercitar o cérebro. Procuramos incentivar o desenvolvimento de rotinas estruturadas com atividades significativas, aceitando os ritmos e a adaptação ao novo momento que vivemos, tendo em conta a individualidade de cada um.

 

E porque novos tempos requerem novas soluções, resolvemos testar as nossas atividades via videochamada para estar tão perto quanto possível e adivinhem? Conseguimos iniciar as nossas atividades recorrendo às novas plataformas digitais, capacitando os nossos utentes para o efeito… fizemos máscaras de proteção caseiras baseadas em tutoriais encontrados na internet recorrendo a materiais acessíveis e reciclados, sem ter de costurar.

 

Foi e tem sido necessária uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade da nossa parte e dos nossos utentes, e em simultâneo compreendemos a importância das novas tecnologias e de como saber fazer uso destas.

 

O regresso à normalidade, que será sempre diferente da que conhecíamos, é cada vez mais discutido, ansiado e está na nossa linha de horizonte, conscientes de que as medidas de segurança continuarão a ser aplicadas para que este esforço realizado por todos desde março não tenha sido em vão. Até regressarmos às nossas instalações, fazemos das nossas salas as novas salas de atividades e reencontramos num ecrã os rostos amigáveis com os quais outrora nos cruzávamos todos os dias.

 

Queremos que tudo fique bem e tudo faremos para que fique tudo bem, até ao fim do estado de emergência permanecemos nas nossas casas sem nunca esquecer a missão que acompanha as profissões que escolhemos para a nossa vida.

 


Destaques
ARIA Jardins ao Vosso Dispor

Vivem-se tempos difíceis com a COVID19, mas há que adaptarmo-nos à nova realidade, e nesse sentido “…a ARIA Jardins está de regresso”, seguindo fielmente o Plano de Contingência da ARIA, com as devidas adaptações à realidade da manutenção dos jardins.

Após 3 semanas de interrupção a ARIAJardins regressou no passado dia 14 de Abril de 2020 à sua atividade nas intervenções e manutenções dos espaços verdes, assegurando as condições de segurança, higienização e de saúde dos trabalhadores e clientes, numa ótica de garantir a prevenção e a operacionalidade dos serviços prestados.

Nesse sentido informamos que estamos de volta e prontos para responder a novos desafios. 

Estamos ao dispor através do email ariajardins@aria.com.pt ou ligue-nos para 213660379, 939795166 ou 939795167.

Ajude a divulgar os nossos serviços de jardinagem.

“Há sempre um jardim ao pé de si….”.

 

Semana da Caridade/Solidariedade.

A ARIA - FSO Cascais enquanto membro da Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD Cascais) participou na Semana da Caridade/Solidariedade.

Esta Semana foi proposta pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, e realizada em colaboração com a CPD Cascais e as paróquias da vigararia de Cascais e o Serviço Pastoral para Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa.

No âmbito desta Semana:

  • Angariámos entre clientes, familiares e profissionais da ARIA, Bens Alimentares que depois foram entregues na Paróquia de Tires;
  • Participámos na venda de artigos das Instituições da CPD Cascais no Mercado de Cascais;
  • Produzimos uma Pagela (Cliente Luís Avillez) que foi distribuída no decorrer da Semana.

 

NÓS EM CASA E AS PLANTAS EM CASA!!!!

Está provado cientificamente que ter plantas dentro de casa melhora a nossa saúde, reduz a fadiga, fortalece o sistema imunitário e promove a concentração.

 

Portanto, nada melhor, num momento em que somos obrigados a permanecer nos espaços da nossa casa, do que termos algo que não só pode ser uma boa forma de passar o tempo como ainda previne doenças, nos deixa mais calmos, mais felizes e aumenta a nossa produtividade e eficiência.

 

Um estudo da NASA indica, ainda, que as plantas são capazes de purificar o ar das nossas casas, regulando a temperatura e humidade e absorvendo gases tóxicos e libertando oxigénio para o ar.

 

3 Plantas purificadoras do ar (segundo a NASA) fáceis de cuidar.

 

Nota: Numa altura em que a maior parte dos estabelecimentos são obrigados a estar encerrados, os viveiros de plantas, ainda que abertos ao público, disponibilizaram nos seus sites, lojas online onde podem encomendar algumas plantas. Assim, deixamos-vos algumas sugestões que podem encontrar através do Google, facebook e/ou instagram:Viveiros Vitor Lourenço, Viplant, Jardins Sintra, Horto do Campo Grande e Plantas de César. 


 

Equipa de Apoio ao Domicílio (EAD): Catalisadora dos caminhos para a autodeterminação e inclusão comunitária

O principal objectivo da EAD é promover, na pessoa que sofre de doença mental, competências que lhe possibilitem viver incluída na sociedade, da forma mais autónoma e com o máximo de qualidade de vida possível.

A NoticiARIA entrevistou um dos utentes da EAD, o Sr. Dinis Monteiro (nome fictício) para perceber qual o significado atribuído por este ao serviço da EAD.

N- O que mudou na sua vida com a EAD?

DM- Com o apoio da EAD encontrei em primeiro lugar um reforço afectivo e continuo. Os técnicos compreendiam as minhas dificuldades e não me julgavam um simples preguiçoso, como a maiorias das outras pessoas. Com a EAD os resultados positivos e as rotinas diárias foram surgindo lentamente. Hoje consigo organizar o meu dia-a-dia- sozinho: vou trabalhar, vou às compras, cozinho, etc. Mas não foi fácil… foi devagar, quase como um treino… todos os dias uma pequena conquista!

Lentamente também retomei relações com amigos e familiares, dos quais me afastei depois da doença. Actualmente almoço, janto ou bebo café frequentemente com amigos e familiares. Passo-a-passo fui recuperando algumas competências que tinha perdido e mais recentemente, através do Incorpora, consegui ser incluído no mercado de trabalho! Um passo que durante muito tempo achava impossível. Destaco aqui o quanto a minha família ficou feliz pelo facto de eu ter arranjado um emprego. Entrar para o mercado de trabalho foi um impulso e uma alavanca decisiva para iniciar uma nova vida.

 

N -Quer deixar algum conselho ou alguma mensagem às outras pessoas portadoras de doença mental?

DM- Apenas uma mensagem de esperança: não desistam de vocês, porque tudo passa!

 

Pela NoticiARIA, José Costa - Técnico de Reabilitação Psicossocial EAD

 

Acompanhamento personalizado à distância no FSO Oeiras
Uma nova metodologia para tempos de pandemia!

No contexto das medidas de contingência adotadas pelo Governo para fazer face à atual situação pandémica, a equipa do Fórum Sócio Ocupacional de Oeiras tem vindo a adotar, ao longo dos últimos dois meses, um modelo de acompanhamento personalizado à distância que permita dar continuidade ao projeto pessoal e ao programa de reabilitação psicossocial acordados, assegurando sempre a segurança e o apoio a utentes, familiares e significativos

.

Como tal, e sendo este um período tão desafiante, importa referir que a equipa tem-se mantido focada em prosseguir com a missão da Instituição, tendo sempre em vista o bem-estar dos utentes, através da realização de acompanhamentos individuais à distância, disponibilização de atividades de apoio psicossocial, planos de autocuidados, gestão de stress, programa de exercícios em casa, articulação com familiares/significativos, apoio social, entre outras atividades de suporte à população assistida.

 


Apesar de estarmos a passar por um período conturbado, todas as estratégias e metodologias de intervenção adaptadas à realidade de cada um, têm sido muito bem recebidas pelo grupo de utentes que têm dado um feedback positivo à equipa, aderindo bastante bem a esta nova “modalidade” de intervenção.

 

Temos a consciência de que fazer o acompanhamento à distância difere bastante do acompanhamento presencial, mas iremos continuar motivados para reinventar, readaptar e criar soluções, permitindo manter uma rotina diária o mais próxima possível da que estavam habituados.

 

De uma coisa temos certeza, não iremos baixar os braços e desistir!!
 

Programa Incorpora da ARIA em Tempo de Covid - 19
Programa Incorpora da ARIA em Tempo de Covid - 19

O Programa Incorpora na ARIA continua a executar as suas funções, nomeadamente o acompanhamento dos beneficiários, a prospeção a empresas, a candidatura a ofertas de trabalho e o seguimento dos beneficiários já integrados profissionalmente. Todas estas ações à distância, com o máximo de rigor, desafiando muitas vezes a nossa zona de conforto.


Encontramo-nos também a organizar um Evento Nacional sobre Emprego e Saúde Mental, perspetivado para o fim do ano, com esperança de melhoria do quadro atual. A sua temática será sem dúvida tema atual, uma vez que as implicações do COVId-19 no emprego | desemprego cruzarão todas as áreas da nossa vida, e mais ainda a do acesso ao emprego dos públicos vulneráveis.


Assim, neste tempo excecional o mote foi a reflexão de alguns dos nossos beneficiários sobre como o estão a vivenciar, aqui fica:


“…O objetivo era não só conhecer melhor o meu perfil de trabalhador, mas também facilitar o meu acesso ao mercado de trabalho. A técnica de acompanhamento que me ajudou é a Dra. Mónica Mateus. Graças a ela e às suas colegas, consegui encontrar o meu posto de trabalho onde agora estou como efetivo. Aprendi que, mesmo em situações de crise como esta, é necessário não ficarmos aterrorizados e procurarmos estratégias para nos mantermos felizes e seguros no nosso interior, de forma a alimentar o nosso progresso pessoal e sairmos vitoriosos ...” De A. A.


“Integrei o Programa Incorpora para ter apoio para encontrar um emprego… E também para ser acompanhada, através de várias sessões, para traçar um perfil mais focado no tipo de emprego mais adequado para mim. Contudo, após várias entrevistas não fui aceite para nenhum cargo… Fiquei assustada e depois alarmada quando a OMS oficializou o vírus como Pandemia. Como estratégia procuro desabafar com a minha família e quando posso, dou passeios higiénicos, vou às compras e à farmácia. Encaro o Programa Incorpora como um “trampolim" para o meu futuro no mundo profissional... De S.M.


… “Foi-me dada a oportunidade de arranjar um emprego, uma primeira etapa que durante bastante tempo senti que jamais o conseguiria. Chorei no dia de assinatura do contrato, curiosamente no meu aniversário. Mantenho o posto de trabalho visto que se encontra na área da restauração, o qual proporciona medidas de proteção para os empregados. O acompanhamento da ARIA e do Programa Incorpora tem sido permanente, mantendo contacto periódico, assíduo comigo e com a entidade empregadora”. De D.G.
 

 


 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email: sede@aria.com.pt

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/