ARIA

NoticiARIA, Janeiro 2021

Novas formas de trabalhar e cumprir a missão da ARIA!

Editorial

Caríssimos Amigos

 

Esperamos que continuem bem e resguardados!

Ano novo vida nova! Dizer antigo que pelos vistos seria  e é a nossa esperança!

Mas o contexto de pandemia está presente e à ARIA não resta outra alternativa senão continuar a trabalhar nas circunstâncias possíveis.

Nesta transição para 2021, a ARIA perde a resposta de Formação Profissional em virtude de ausência de financiamento, e também incompreensivelmente continua com a Equipa de Apoio Domiciliário para a infância e Adolescência desde Julho sem qualquer referenciação.

Incrivelmente constatamos que a saúde mental está mesmo doente.

A Direcção   

Atenção! O SMSM já se encontra na estrada!

No dia 17 de Dezembro, teve lugar na Nova SBE Carcavelos, a Sessão de Abertura Pública do Projeto conjunto entre o FSO Oeiras e o FSO Cascais, o Serviço Móvel de Prevenção e Promoção da Saúde Mental. Nesta sessão presencial, com transmissão online, tivemos o privilégio de contar com muitos dos parceiros envolvidos entre outros interessados. 

  

Este Projeto ambiciona realizar sessões junto da comunidade de Oeiras e Cascais, nomeadamente, escolas, universidades, instituições, empresas e serviços públicos com o intuito de alertar para os cuidados a ter para uma maior e melhor saúde mental, quebrar tabus e reduzir o estigma associado à temática. Prevê-se que o Projeto tenha a duração de cerca de um ano, envolvendo técnicos e utentes das duas respostas.  

 

A 7 de Janeiro arrancaram as primeiras sessões onde se pôde contar com a participação de alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco e de estudantes de enfermagem da Escola Superior de Saúde Universidade Atlântica, em duas sessões dinâmicas, informativas e participadas.   

 

As sessões encontram-se adaptadas para responder aos desafios impostos pela situação sanitária vigente, nomeadamente com o recurso à modalidade online.

  

Se considerar que a sua entidade poderia beneficiar com esta iniciativa, ou desejar saber mais acerca do Projeto, contacte-nos:

FSO Oeiras: 939 793 829 ou fso.oeiras@aria.com.pt

FSO Cascais: 939 793 830 ou fso.cascais@aria.com.pt. 

 

COVID 19 - Vacinação na Residência de Treino de Autonomia

No dia 19 de janeiro teve início o processo de vacinação na Residência de Treino de Autonomia (RTA), Unidade incluída na 1ª fase do Plano de Vacinação COVID-19. Neste dia fizeram a primeira toma da vacina os utentes e profissionais da RTA.


Todo o processo decorreu em articulação com a ECL (Equipa de Coordenação Local) Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados com os ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde.


Foi um dia muito aguardado, depois de 10 meses de enorme esforço da equipa e utentes por manter a saúde de todos a salvo.


Foi assim vivido com muitas emoções, ansiedade, alegria, alguns receios, mas sobretudo esperança.Tudo correu bem com todos e aguardamos pela segunda toma em fevereiro.


Até lá mantemos todos os cuidados, visto que a imunidade só surge cerca de 8 dias após a segunda toma!


A importância do exercício físico na promoção da saúde

A saúde e o exercício físico andam de mãos dadas e necessitam um do outro para funcionar: para praticar exercício é necessário ter saúde (ou pelo menos alguma) e para ter saúde é bom praticar exercício. Mas o que é o exercício afinal e que impacto é que ele tem na nossa saúde?

 

Saúde, segundo a Organização mundial de saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.

 

A prática de exercício traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, nomeadamente: desenvolvimento muscular, processos cardiovasculares, rapidez, agilidade, força e vitalidade; relaxamento, ganho de energia, felicidade, competências cognitivas; desenvolvimento de relações interpessoais, desenvolvimento de competências de comunicação, fair play, entre tantas outras. Além dos aspetos identificados, a componente lúdica é bastante presente na prática de desporto e faz delirar multidões. Pelos inúmeros benefícios identificados, é compreensível a importância que tem a prática de exercício na vida da pessoa, ao fomentar saúde, sanidade mental e satisfação.

 

Estar em casa, isolamento profilático ou voluntário devido ao momento que vivemos não deve ser impeditivo de mexer o corpo e beneficiar destes pontos positivos, por isso deve estar nas nossas listas de afazeres: caminhadas, dançar, fazer aulas de ginástica (no Youtube ou outras plataformas similares), yoga, e/ou circuitos de exercícios que impliquem mexer o corpo pelo menos 15 minutos do nosso dia. Os contributos para a nossa saúde só dependem de nós, por isso vamo-nos mexer!

 

Texto e ilustração elaborados pelos utentes do FSO Lisboa

EAD - Equipa de Apoio ao Domicílio: catalisadora dos caminhos para a autodeterminação e inclusão comunitária ? Parte II

A EAD, ARIA em CAsa é constituída por uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Enfermeira Especialista em Saúde Mental e dois Técnicos de Reabilitação Psicossocial, que trabalham em conjunto para possibilitar à pessoa com experiência em doença mental a recuperação ou aquisição de competências (cognitivas, sociais, emocionais, que ficaram afectadas pela doença) que lhe permitam viver incluída na sociedade, da forma mais autónoma e com o máximo de qualidade de vida possível.


Para esta edição da NoticiARIA entrevistamos dois utentes da EAD, o Sr. Lopes e o Sr. Barros, que tiveram alta no mês de Janeiro de 2020, de forma a dar a conhecer ao público interessado o seu testemunho.

 

N- Bom dia Sr. Lopes e Sr. Barros. Como foi para vocês serem utentes da EAD?

L- Foi uma boa experiência.

B- Foi muito bom…

 

N- O que gostaram mais na EAD?

L- Foi dos técnicos… da forma como me compreenderam e me ajudaram a perceber que algumas coisas que eu pensava eram da minha cabeça… da minha imaginação e que não eram reais.

B- Aquilo que mais gostei também foi dos técnicos, do seu apoio e disponibilidade.

 

N- E aspectos negativos? Aquilo que gostaram menos?

L- não sei… acho que nada…

B- pois, não me lembro nada de negativo que tenha acontecido…

 

N- Em que áreas da vossa vida acham que melhoraram com o apoio da EAD?

L- Eu sou uma pessoa muito desconfiada e tenho muita dificuldade em relacionar-me com outras pessoas e tinha tendência para me isolar em casa. Com o apoio da EAD comecei a frequentar actividades ocupacionais na comunidade. No início senti-me desconfortável, mas com o apoio da EAD foi ficando mais fácil, comecei a ter maior consciência da minha doença e perceber que às vezes a minha desconfiança é muito exagerada… exagero na forma como penso e sinto sobre as coisas. Ainda sou desconfiado, mas já consigo participar nestas actividades sem me sentir tão ansioso e tão observado pelos outros.

B- Eu vivia apenas com 160 euros por mês e era muito difícil, mas a EAD conseguiu subir os meus rendimentos. Gastava o dinheiro em tabaco e cafés e depois não tinha dinheiro para comprar medicação, carregar o passe, pagar a água, etc.. Com o apoio da EAD aprendi a gerir o meu dinheiro e agora não me falta nada de essencial durante o mês. Também tinha dívidas nos cafés do bairro, mas com o apoio da EAD já consegui saldar as dívidas.

Mas o apoio mais importante que a EAD me deu foi quando fui assaltado. Foi uma situação muito difícil para mim. Eu andava a ser assaltado todas as semanas pelo mesmo indivíduo e não tinha coragem para contar a ninguém, com medo de represálias. Mas com o apoio da EAD ganhei coragem para resolver este problema… os técnicos EAD acompanharam-me sempre nas várias vezes que fui chamado à esquadra da polícia e ao tribunal. Finalmente o problema está resolvido e até hoje nunca mais fui assaltado nem nunca mais vi esse assaltante na minha vida!

 

N- Se tivessem um amigo com doença mental recomendavam a EAD?

L- Sim… sem dúvida. É importante para a pessoa com doença mental ter este tipo de apoio, porque sozinho ninguém consegue recuperar.

B- Claro!

 

José Costa - Técnico de Reabilitação Psicossocial EAD-ARIA

Imagem de Ewa Urban por Pixabay 

A Solidariedade, no arranque de 2021

Nos tempos que correm palavras como a solidariedade, empatia, respeito e partilha fazem mais sentido do que nunca, e foi isso que aconteceu no início de Janeiro.

 

Para culminar uma quadra natalícia atípica, por ocasião do Dia de Reis, a ARIA participou na cerimónia de entrega de cabazes da CPD Cascais (Comissão para a Pessoas com Deficiência de Cascais) a 26 famílias do Concelho, 9 das quais ligadas aos utentes do Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais.

 

As famílias apoiadas receberam uns cabazes bem recheados de produtos alimentares como bacalhau, conservas, cereais, compotas, bolos secos entre tantos outros bens de primeira necessidade.

 

O resultado desta iniciativa, foi um enorme sentimento de gratidão por parte dos clientes do Fórum e das suas famílias.

Estágio em tempo de pandemia: Somos sempre mais do que aquilo que o espelho nos devolve

Gostaria antes de mais, de poder agradecer à ARIA a oportunidade que me foi concedida em poder realizar o meu estágio académico no FAS, num tempo em que atipicamente vários colegas de faculdade têm sofrido limitações, impedimentos e restrições para a realização dos seus estágios, o que de alguma forma vem imprimir algum nível ansiogénico a cada um de nós formandos. Por me terem recebido o meu MUITO OBRIGADO.


OBRIGADO também pela forma como me acolheram desde o primeiro momento. Com generosidade e total disponibilidade para me integrar no vosso quotidiano que em tempos de pandemia, também para vocês se tem revelado um desafio, que quanto a mim e com base no que me é dado a observar, estão a saber gerir de uma forma segura, responsável e inteligente.


OBRIGADO também aos utentes. A cada um deles, isoladamente, por me permitirem perceber em tempo real e ao vivo aquilo que na teoria e em termos académicos, nos é descrito e traduzido por palavras, sintomas, síndromes, patologias e também normalidades. Graças a cada um deles, posso começar a sentir que começo a construir um Self enquanto psicólogo que sem eles para me ensinar não seria de todo possível.


Este estágio na ARIA, tem-me permitido construir um olhar diferente do que tinha até então sobre a saúde mental e sobre os pacientes. Tem-me permitido conseguir olhar para as pessoas não na perspetiva de “casos clínicos”, mas sim de uma forma mais humanizada. O utente, aos meus olhos e no meu sentir, passou a ser uma Pessoa que deve ser sempre vista como tal, como uma Pessoa com necessidades, limitações, dificuldades mas que procura sempre um objetivo, nomeadamente um maior e melhor equilíbrio ao nível pessoal, que com toda a certeza terá repercussões futuras nos seus contextos de vida sejam eles familiares, interpessoais e/ou até mesmo, comunitários.


Tendo a minha formação académica uma abordagem psicodinâmica, estagiar num centro de reabilitação e integração com uma abordagem mais cognitivo-comportamental representou desde logo um desafio que se por um lado me criou algum receio por estar a contactar com uma abordagem que não me é familiar, por outro lado, percebi o enriquecedor que pode ser o de ter de confrontar duas abordagens diferentes em prol de um bem comum, o paciente.


Somos sempre mais do que aquilo que o espelho nos devolve. Descobrir o objeto que se deixa refletir é o encanto desta profissão, mas também… a responsabilidade que ela encerra.

Sempre disponível e grato,


Fernando Ferreira - Estagiário de Psicologia Clínica da Universidade de Lisboa

O Fórum Sócio-Ocupacional de Oeiras apresenta o projeto Área SolidARIA!

 

Este projeto foi  desenvolvido pelos clientes do FSO Oeiras, que realizam o seu percurso Individual na Área de Projeto da Empregabilidade desde outubro  de 2020!

 

É um espaço onde aplicamos os conhecimentos e competências que adquirimos relacionadas com trabalho/formação/voluntariado. É para alguns de nós o primeiro contacto com contexto real de trabalho.


Na Área SolidARIA encontra Artigos em 2ª Mão, em bom estado, novos e semi-novos, desde vestuário e calçado de Homem/Mulher/Criança, Artigos para casa, Brinquedos, etc, apostando assim no consumo ecológico. O valor angariado é utilizado para investirmos no respetivo projeto, dar um contributo/incentivo aos clientes envolvidos e ainda apoiar a Associação Moinho das Rolas de diferentes formas, numa perspetiva de economia circular.

 

Estamos abertos todas as quartas-feiras entre as 10h-15h (aberto à hora de almoço). Relativamente ao funcionamento, neste momento de confinamento, a Área solidARIA encontra-se interrompida.

 

De qualquer forma se necessitar de algum artigo específico OU tem interesse em efetuar um donativo, entre em contacto com o FSOO através: 938 636 827 | fso.oeiras@aria.com.pt

 

VISITE-NOS:

 Lojas Nº 1 e 3C do Bairro Moinho das Rolas em Porto Salvo – Oeiras

 

Importante

Tem artigos em boas condições que já não precisa/utiliza? Recebemos Donativos!

 

Agradecimento

Agradecemos uma vez mais o apoio na cedência do espaço para desenvolver o projeto à Associação Moinho em Movimento:

 https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Moinho-Em-Movimento-1515550875365134/

 

No passado dia 14 de Dezembro realizámos o passeio anual da Formação Profissional. Este ano devido à pandemia, não foi possível desenvolver o passeio de 4 dias com muita pena nossa, mas ainda assim foi um bom momento de convívio, partilha e aprendizagem!


O passeio decorreu, com todas as medidas de segurança, no Oceanário de Lisboa e almoço no Chimarrão do Parque das Nações.


No Oceanário vimos a exposição temporária «Florestas Temporárias» by Takashi Amano;  «One»; «O Mar como nunca o sentiu» e a exposição permanente e fascinante «Um Planeta, Um Oceano» com 8000 criaturas marinhas.


Um passeio que foi do agrado de todos e terminou com um delicioso almoço buffet no Chimarrão, iniciativa que só foi possível com o apoio do INR, I.P. através do Programa Nacional de Financiamento a Projectos 2020!!!

Informamos que no dia 31 de Dezembro de 2020, terminámos 3 acções de Formação – Inicial (2020) e 3 acções de formação Continua (400h) nas áreas de Jardinagem, Cozinha e Mesas e Bar, terminando assim o seu percurso formativo 29 formandos!

Infelizmente não temos boas notícias, durante o ano 2020 não foi contemplada candidatura À Medida de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade o que não nos permite desenvolver o projecto de formação profissional, o mais antigo da instituição, durante o ano 2021, situação que penaliza grandemente os nossos utentes. Apesar deste panorama vamos tentar continuar com o nosso Projecto Psicoprato, com a dedicação dos nossos colaboradores e a boa vontade de alguns voluntários.

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email: sede@aria.com.pt

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/