ARIA

NoticiARIA, Abril 2021

Na esperança de dias mais floridos!

Editorial

Caríssimos Amigos

 

Esperamos que todos se encontrem bem e resguardados!

Este ano até um virus informático entrou no nosso servidor e arruinou muito do nosso trabalho desenvolvido. Estamos agora em fase de recuperação!

Mas a maior e melhor notícia é que entretanto já podemos realizar a candidatura ao financiamento da Formação Profissional.!!!!

Continuaremos fortes.

 

A Direcção   

Exposição Encontros Criativos

Bem-vindo(a) ao nosso espaço criativo!

 

Convidamo-lo(a) a visitar o nosso site onde poderá encontrar a exposição “Encontros Criativos”. Esta exposição virtual conta com as obras realizadas pelos nossos clientes ao longo de várias sessões artísticas e criativas, aproveitando diversos espaços e contextos, como as hortas biológicas, numa iniciativa que contou com o apoio e dinamização da Christina Koutsolioutsou - voluntária da Grécia, no âmbito do programa SVE Acolhimento - ProAtlântico.

 

Durante o processo, os artistas deram asas à sua criatividade para pintar várias telas em grupo às quais atribuíram nomes originais. A exposição física decorreu nos dias 8 e 9 de Setembro de 2020, ao ar livre, no espaço do Fórum Sócio Ocupacional de Oeiras e teve como objetivo mostrar a todos os amigos, familiares e à comunidade o resultado final das obras de arte realizadas.

 

Poderá descobrir mais sobre a ARIA, bem como ter a oportunidade de ver e comprar estas obras, clicando aqui, ajudando assim a nossa associação a proporcionar mais atividades relevantes para os nossos clientes.


FAS - Nova metodologia em contexto de Pandemia

O Fórum de Apoio Social durante este novo confinamento readaptou-se e arranjou novas estratégias para poder continuar a sua intervenção fazendo atividades por telefone, desde: Mindfulness, Estimulação Cognitiva Relaxamento, Psicomotricidade e Direitos Humanos.

 

Assim, pudemos diariamente oferecer um leque de atividades variado que veio complementar os acompanhamentos telefónicos diários realizados. Esta metodologia permitiu-nos acompanhar os nossos utentes continuando a nossa Missão "Ajudar as pessoas com problemas de saúde mental a adquirir as competências necessárias à sua reabilitação psicossocial e integração sócio-profissional"

 

Aqui partilhamos alguns dos testemunhos dos nossos utentes:

 

“Eu gostei de ter atividades por telefone porque assim estive mais ocupada.” A.S

“Eu gostei da experiência de ter atividades por telefone pois deixavam-me mais relaxada, alegre e bem-disposta!” N.C

“Gostei de ter atividades por telefone porque assim o cérebro continuou estimulado. Não tanto como presencialmente, mas foi melhor assim do que nada.” M.C

“Foi uma experiência muito interessante, ajudou-me a passar os dias de forma mais proveitosa.” I.C

“Eu gostei de ter atividades por telefone pois ajudou a mater-me ocupada e organizada.” A.R

A Terapia Ocupacional no FSO de Lisboa

Existem diversos recursos terapêuticos que possibilitam a atuação junto da população com perturbação mental, que visam o desenvolvimento de competências, melhoria da qualidade de vida e bem-estar. A terapia ocupacional é a profissão que ajuda as pessoas ao longo da vida a realizarem o que querem e precisam através do uso terapêutico das ocupações significativas.

 

De que forma é que isto se sucede? O terapeuta ocupacional habilita para a ocupação de forma a favorecer a saúde e o bem-estar, promovendo a capacidade de escolha, organização e desempenho, de forma satisfatória, de ocupações consideradas significativas.

 

De modo a colmatar as dificuldades cognitivas, interativas, de planeamento e execução, apresentadas pela população com perturbação mental a atuação do terapeuta ocupacional recai sobre estas áreas, visando igualmente uma inclusão plena na sociedade e participação social ativa.

 

No FSO LX o terapeuta ocupacional dinamiza atividades de remediação/estimulação cognitiva; “100% português”; AVD’s; e o planeamento semanal. As atividades de remediação/estimulação cognitiva e “100% português” visam estimular e desenvolver competências cognitivas como o raciocínio, atenção e concentração e a transposição destas para os contextos reais do quotidiano. As AVD’s e o planeamento são atividades que visam uma melhor compreensão e realização das atividades diárias e a importância do planeamento de objetivos, respetivamente.

 

Os acompanhamentos individuais por parte do terapeuta ocupacional, têm por base a avaliação das dificuldades na realização das ocupações significativas de forma autónoma e independente e o despiste de eventuais necessidades de apoio para uma participação plena no seu processo de reabilitação e consequentemente na sociedade. Após a avaliação é definido um plano de intervenção que tem em conta aos objetivos individuais da pessoa e conta com estratégias facilitadoras da participação nas atividades de vida diária, treinos de gestão financeira, treinos de mobilidade na comunidade e o envolvimento ocupacional. Este processo é gradual e adaptado às necessidades individuais sempre que necessário.

 

Não percam o próximo número para saber mais sobre a nossa equipa!

 

À Junta de Freguesia de Alcabideche (JFA), Um Agradecimento Muito Especial!

O Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais, desde há um ano atrás que se vem deparando com necessidades de melhoria ao nível do espaço físico onde diariamente recebe os utentes, funcionários e voluntários. No entanto, e tendo em conta a pandemia de COVID 19 e todas as dificuldades e ajustes que, por essa razão, a Associação teve que implementar, ao longo de 2020, os trabalhos de melhoria e de reorganização do espaço foram ficando em stand by.

 

Felizmente, o Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais, conta com a parceria da Junta de Freguesia de Alcabideche (JFA), que pretende na sua acção diária garantir a satisfação das necessidades e expectativas dos seus fregueses. O Executivo da JFA, quando soube das necessidades existentes e dos constrangimentos associados, revelou-se de imediato receptivo para apoiar, avançando com os recursos necessários de forma a se pôr em marcha o projeto “Renovar para Recomeçar”.

 

A JFA vai contribuir em três áreas de necessidades identificadas pelo Fórum: melhoria da segurança do espaço; melhoria no financiamento das actividades e melhoria das acessibilidades. Dessa forma, vamos conseguir ter um espaço mais cuidado, acessível e consequentemente promotor de saúde mental.

 

Quando o projeto “Renovar para Recomeçar” estiver concluído, o nosso desejo é que este agradecimento possa ser feito pessoalmente, com um momento de encontro e convívio entre a ARIA e a Junta de Freguesia de Alcabideche.

 

Até lá, deixamos aqui o nosso MUITO OBRIGADA, pela disponibilidade e cooperação.

Angústia, Medo, Isolamento, União e Esperança

São estas algumas das palavras que os utentes da Residência de Treino de Autonomia utilizaram ao longo deste ano de pandemia para caracterizar este período.

 

A reabilitação psicossocial  faz-se pelas mais diversas e variadas práticas junto da pessoa com doença mental. Todas estas práticas têm como objetivo promover o seu bem-estar, fomentando o desenvolver ou o potenciar de capacidades que permitam o reorganizar de uma vida equilibrada o mais independente e autónoma possível, potenciando o controlo da doença e evitando a deterioração da pessoa.

 

Sendo a autonomia uma das etapas fundamentais do processo de reabilitação de saúde mental em utentes com doença grave, denota-se que esta se tem apresentado reduzida ao longo deste ano, uma vez que a maior parte dos utentes da RTA participavam em atividades na comunidade o que neste momento não se verifica.  Estes programas de reabilitação são mutáveis consoante o espaço e o tempo e incidem na educação para a doença, no treino de competências sociais, e nas intervenções psicoeducacionais com os utentes e seus familiares e nos apoios nas áreas residenciais, de emprego e inclusão social.

 

A rotina diária foi substituida por atividades implementadas pelos diferentes técnicos da área social, psicologia, enfermagem, reabilitação psicomotora entre outros, tentando desta forma reiventar as rotinas anteriores dos utentes e manté-los ativos e funcionais. Neste sentido as estratégias implementadas têm como objetivo fomentar o processo de recovery, isto é um processo durante o qual o sujeito com doença mental grave experiencia um crescimento das suas capacidades, que o habilitam para uma vida plena e saudável, para o seu bem-estar global, englobando fatores psicológicos, sociais e físicos.

 


Capacitar o utente das ferramentas acima referidas, é todos os dias um desafio, para os profissionais e para os utentes permitindo criar uma relação terapêutica de adaptação constante.

 

Enfermeiro Pedro Gonçalves
- Residência de Treino de Autonomia

A ARIA fez (e faz) a diferença! Perspectivas sobre a EAD - Aria em Casa

Eis o feedback das colegas Assistentes Sociais, Dra. Helena Rita e Dra. Margarida Pereiras, das Equipas Comunitárias de Oeiras e Dafundo, do Hospital Egas Moniz - HEM, entidade que mais tem apostado na referenciação para a nossa Equipa.


1. Quais os benefícios para a resposta hospitalar em poder encaminhar para a EAD?

Enquanto assistentes sociais a desenvolver atividade nas Equipas Comunitárias de Saúde Mental na zona de Oeiras, deparamo-nos com muitas dificuldades e necessidades. Este projeto, enquanto resposta específica e domiciliária na área da saúde Mental, veio colmatar um vazio de respostas no que diz respeito ao apoio nas atividades de vida diárias dos nossos utentes.

Desde a proximidade os utentes, à assiduidade e ao facto de se constituir como equipa multidisciplinar especializada no acompanhamento ao utente e suas famílias, permite uma intervenção holística que traz benefícios que nenhuma outra resposta conseguia, até aqui, dar.

O facto de podermos encaminhar os nossos utentes para a EAD, facilita todo o processo de intervenção, uma vez que apurada uma necessidade que se encaixe no apoio dado pela equipa, é muito gratificando poder, efetivamente, propor um acompanhamento especializado e completo, que sabemos que irá ajudar o utente e família no processo de reabilitação psicossocial.  

 

2. De que forma sentem que a ARIA em CASA se complementa à resposta hospitalar?

Não existe trabalho de maior proximidade aos utente e famílias do que um trabalho efetuado no domicílio, onde é possível apurar e intervir com mais exatidão nas necessidades e potencialidades existentes. Apesar das equipas hospitalares tentarem cada vez mais ser equipas de proximidade, sentimos que a ARIA em Casa complementa e preenche as dimensões a que os nossos Serviços não dão resposta.

Assim, o trabalho entre equipa hospitalar e EAD torna-se fundamental uma vez que se complementa e atua em esferas que, apesar de distintas, visam o bem-estar e autonomização. 

 

3. Qual a feedback dos utentes e Equipa Clínica, relativa à ARIA em CASA?

É o nosso parecer que tanto utentes e Equipa clínica reconhecem a importância do trabalho realizado pela ARIA em Casa. Especialmente no contexto de pandemia, foi visível a importância do acompanhamento, ainda que telefónico, aos utentes que se debatiam com situações de grande isolamento e solidão.

A ARIA fez (e faz) a diferença! E os utentes e técnicos, sabem-no.

Cada vez mais os próprios profissionais apercebem-se dos efeitos positivos da intervenção da EAD, estando conscientes da importância da manutenção acompanhamento aos utentes já referenciados, bem como dos benefícios para referenciar novos casos.

Numa área de intervenção tão desafiante como a Saúde Mental, todos os intervenientes conseguem aperceber-se da importância de um trabalho de proximidade.   


Ágata Oliveira
Diretora Técnica/ Assistente Social

 

Adoçar a boca em tempo de pandemia!

Bolo Salame de Chocolate

Ingredientes

  • 4 Pacotes de bolacha maria.
  • 100 gr de margarina 
  • 3 ovos inteiros
  • 200 gr de chocolate em pó.


Preparação

Comece por partir as bolacha grosseiramente para uma taça e entretanto derreta a margaria no miro ondas e adicione às bolachas já trituradas.


Envolva o preparado anterior e junte de seguida os ovos e chocolate em pó e mexa até obter uma mistura homogénea e coloque numa forma de fundo amovível.


Deixe repousar e decore a gosto antes de servir.

 

 

FICHA TÉCNICA

Textos elaborados nas várias respostas sociais da ARIA 

Ás vezes segue-se o acordo ortogáfico, outras vezes não!

Edição: Carla Silva

Periodicidade: Trimestral

Propriedade: ARIA
 

 

CONTACTOS

Morada: Praça de Goa, Nº 4    1400-184 Lisboa

Email: sede@aria.com.pt

Telefone: 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

www.aria.com.pt

https://pt-pt.facebook.com/ARIA.com.pt/